Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Pesquisadores da Matemática e da Economia são eleitos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências


Os professores Thomas Maurice Lewiner, da Matemática, e João Manoel Pinho de Mello, da Economia, foram eleitos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências para o período de 2012 a 2016.

A categoria de Membro Afiliado foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, com vistas à descentralização das atividades da Academia e ao estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país.

Thomas Lewiner possui graduação em Física Teórica pela Ecole Polytechnique (2000), especialização em Telecomunicações pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications (2001), mestrado em Matemática Aplicada pela PUC-Rio (2002), dois doutorados, um em Matemática Aplicada pela PUC-Rio (2005) e um em Informática pela universidade Paris VI, preparado no INRIA (2005), e, finalmente, pós-doutorados em 2005-2006 entre a TU-Berlin, a universidade de Tel Aviv e a FU-Berlin.

Lewiner conta com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, atuando principalmente em modelagem geométrica, topologia discreta, geometria diferencial discreta e simulação de fluidos.

João Manuel de Mello, por sua vez, possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1996), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria e é coordenador da America Latina Crime and Policy Network (AL CAPONE), da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Pesquisa na áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia do crime e economia política.

Por Renata Ratton

Assessora de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 16/11/2011

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!