A equipe RioBotz - formada por alunos de Controle e Automação da Universidade - venceu a Combots Cup 2011, a “Copa do Mundo” de combate de robôs, realizada em San Mateo, CA. A Combots Cup é a competição de maior prestígio em combate, e é aberta a quaisquer equipes, sejam de empresas de engenharia ou universitárias.
O robô Touro Feather foi o grande campeão da categoria peso pena (13,6kg). Touro Light também foi campeão invicto em sua categoria peso leve (27kg). Na categoria peso médio (54kg), um feito histórico: dobradinha da PUC-Rio no pódio, com os robôs Touro em primeiro e Maloney em segundo. Na quarta grande categoria, dos pesos pesados, Touro Maximus (100kg) ficou em quinto lugar.
![</STRONG>Comemoração com direito a mascote<STRONG>]() |
Comemoração com direito a mascote |
Segundo o coordenador da RioBotz, o professor Marco Antonio Meggiolaro, a equipe também bateu vários recordes:
- Pela primeira vez na história da competição, uma equipe de língua não inglesa vence as categorias mais pesadas, além de 3 das 4 grandes categorias. E pela primeira vez ocorre uma dobradinha de uma mesma equipe no pódio, em qualquer categoria. As vitórias da RioBotz em cada combate foram tão marcantes, a maioria por nocaute, que fizeram o público norte-americano torcer em massa pelo Brasil nas arquibancadas. Os organizadores do evento, em reconhecimento aos feitos inéditos, convidaram a equipe para dar uma volta olímpica pelas arquibancadas erguendo as 3 taças, consagrando definitivamente o Brasil e a PUC-Rio na história dessa competição.
Em outubro, a Riobotz já tinha conquistado o heptacampeonato na competição de Robótica Winter Challenge 2011. Foram quatro troféus em disputas que reuniram mais de 270 engenheiros e estudantes universitários - totalizando 133 robôs- em Itajubá, Minas Gerais.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica