Com o projeto Sistema de Caracterização da Confiabilidade Humana nas Atividades Industriais de Operação, Manutenção e Inspeção, o professor Ricardo Tanscheit, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), foi o vencedor do Prêmio Santander Universidades 2011, na categoria Ciência e Inovação.
Desenvolvido no Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA) do DEE, o sistema é apoiado em conceitos da Teoria de Conjuntos Fuzzy, assim como em normas reconhecidas internacionalmente para a diminuição de erros humanos - que identificam mais de 80 fatores de desempenho -, e visa reduzir as possibilidades de falha, a partir da análise dos elementos que interagem com cada operador.
- Os resultados produzidos servem de base para a otimização de recursos materiais, humanos e financeiros, garantindo a segurança operacional, minimizando os riscos de interrupção de atividades e contribuindo para a alta qualidade do serviço final, esclarece Tanscheit.
De acordo com o professor, o sistema permite calcular um índice de confiabilidade humana e identificar as lacunas que constituem causas latentes de possibilidade de erro humano. Além disso, cria estratégias para controle de impactos potencialmente adversos - oriundos de interações que agregam incerteza e complexidade a processos, e efetua estudos dos procedimentos técnicos e da informação presente nos elementos cognitivos dos operadores, determinando, para cada operador, os itens que mais podem contribuir para erros.
 |
O professor Ricardo Tanscheit, ao centro, e o Vice-Reitor Acadêmico José Ricardo Bergmann, à direita - representando a PUC-Rio, recebem o prêmio Santander Universidades - crédito: divulgação |
___________________________
Nota: a categoria Ciência e Inovação, do Prêmio Santander Universidades, busca estimular a produção de pesquisa científica, de caráter inovador, e reconhecer e incentivar pesquisadores que, além de educar, contribuem com a inovação no ensino.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica
|