Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Projeto de aluna da Engenharia Química é primeiro colocado do Prêmio Salvador Arena - Desafio Universitário


 

O projeto Produção de compósitos constituídos por uma matriz de cobre conquistou o primeiro lugar do Prêmio Salvador Arena - Desafio Universitário, na categoria Engenharia. O prêmio, que traz o nome do fundador da empresa, é concedido pela Termomecânica São Paulo S.A. De acordo com os organizadores, foram submetidos em torno de 120 projetos oriundos de aproximadamente 40 universidades de mais de 10 estados brasileiros.

De autoria da aluna Pamela Fernandes de Oliveira, do curso de Engenharia Química - e com a orientação do prof. Eduardo Brocchi e a co-orientação de Rogério Navarro (pós-doc), ambos do Departamento de Engenharia de Materiais (DeMA/PUC-Rio) –, o trabalho teve como ponto de partida o aprimoramento das propriedades do cobre, com a incorporação de partículas de outros materiais.

Segundo parecer do júri, a proposta se destacou por apresentar a produção de um material compósito rico em cobre para aplicações em peças que exigem resistência ao desgaste.

O prêmio foi entregue pelos dirigentes da empresa, em cerimônia realizada no dia 8 de dezembro de 2011 no auditório do Centro Brasileiro Britânico, São Paulo, SP.

 
  A aluna Pamela Fernandes e seu orientador Eduardo Brocchi (no canto, à direita) durante a cerimônia de entrega do prêmio. Foto: divulgação - site <A href="http://www.desafiotermomecanica.com.br">http://www.desafiotermomecanica.com.br</A> 
  A aluna Pamela Fernandes e seu orientador Eduardo Brocchi (no canto, à direita) durante a cerimônia de entrega do prêmio. Foto: divulgação - site http://www.desafiotermomecanica.com.br 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 14/12/2011

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!