No dia 16 de dezembro, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que elegeu os novos Membros Titulares e Correspondentes da Academia. A professora Angela de Luca Rebello Wagener, da Química, e o professor Lorenzo Justiniano Díaz Casado, da Matemática, foram eleitos membros titulares.
Segundo o site da ABC, o processo de seleção dos membros iniciou-se em setembro, com a indicação de candidatos. Todos os indicados foram avaliados por seus pares, ou seja, os membros titulares da seção a que pertencerão.
Os candidatos que passaram pela primeira fase tiveram seus nomes inscritos nas cédulas de votação, que foram encaminhadas a todos o titulares da ABC para a escolha de seus novos membros.
______________________________
Sobre o professor Lorenzo Casado:
Possui graduação em Matematica - Universidad Complutense de Madrid (1984), mestrado em - Universidad Complutense de Madrid (1985) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1990). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: classe homoclínica, transitividade, ciclo heterodimenisonal, ciclo heterodimensional e hiperbolicidade parcial.
Sobre a professora Angela Wagener:
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), Mestrado (1971) e Doutorado em Química (1974) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós doutorado na THAachen, Alemanha (1978/1979, Bolsista Humboldt Stiftung) e no Scripps I. Oceanography, USA (1988). Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientou mais de 50 teses e dissertações e possui mais de uma centena de trabalhos originais publicados. Presta consultoria cientifica a vários orgãos de fomento, instituições governamentais e ONGs nacionais e internacionais e a empresas do setor de petroleo, mineração e meio ambiente, entre outras. Foi chefe do MESL/IAEA, Professora Visitante em universidades no exterior e diretora do depto de Quimica na PUC. Tem experiência na área de Oceanografia e de Meio Ambiente relativa a poluentes orgânicos persistentes, metais traço e ciclo do carbono e elementos bioassociados. É coordenadora do LABMAM/PUC-Rio, que se destaca pela grande experiência em analises e diagnóstico ambientais e é reconhecido pela excelência na análise e avaliação do impacto do petroleo no meio ambiente. Membro do GEOTRACES e atua como revisora de trabalhos para vários periódicos nacionais e internacionais.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica