O artigo Impact of Country Image Dimensions on Consumers’ Attitudes: Differences across Product Categories, de autoria da aluna Camila Costa, do Instituto de Administração e Gerência (IAG), recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de International Marketing no congresso da European International Business Academy (EIBA), realizado em dezembro de 2011.
O artigo é derivado da dissertação de mestrado Impacto das dimensões da imagem do país de origem na atitude dos consumidores: diferenças entre categorias de produto, e foi elaborado em co-autoria com o professor do IAG Jorge Carneiro, seu orientador. O prêmio é oferecido pelo periódico científico International Marketing Review.
O estudo desenvolvido na dissertação se propôs a dar um passo adiante nas pesquisas realizadas acerca do Efeito do País de Origem (CoO) sobre a atitude dos consumidores em relação aos produtos estrangeiros. Foi construído um modelo explicativo testado com diferentes categorias de produtos: naturais, industrializados e hedônicos, com o objetivo de identificar a existência de efeitos diferenciados a partir das dimensões da Imagem de País em relação a cada uma das categorias de produto. Para tal, foi realizado um levantamento com consumidores franceses, através de um questionário on-line, com o intuito de avaliar os aspectos cognitivos e afetivos da imagem de dois países - Brasil e Alemanha - e a atitude em relação às três categorias de produtos estudadas.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica