Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Com o curta "Frame", aluna de Cinema vence edição local do Campus MovieFest


O curta-metragem Frame, de autoria da aluna do curso de Cinema Anna Carolina Israel, foi o vencedor da edição local do festival de cinema universitário Campus MovieFest, nas categorias Melhor Drama e Melhor Trilha Sonora. O Campus MovieFest é o maior festival do mundo de filmes produzidos por estudantes. Por ocasião do concurso, ela realizava intercâmbio acadêmico na Universidade da Califórnia (UCLA).

Segundo Anna Carolina, a premissa do filme foi sua própria dificuldade de lidar com a primeira câmera profissional que conseguiu emprestada, antes de embarcar para o intercâmbio, a qual parecia ter 'vontade própria'.

- Na superfície, Frame conta a história de uma garota que finalmente tem seu sonho de ter uma câmera profissional misteriosamente realizado, somente para descobrir que a câmera provoca acontecimentos estranhos com tudo o que ela fotografa, o que faz referência ao próprio Cinema. Para mim, entretanto, a história é mais sobre um conflito de gerações, a disputa de poder entre uma mulher mais velha e uma menina mais nova, esclarece. 

Anna Carolina acha engraçado ter escrito uma história de suspense/terror, já que não é apreciadora de filmes do gênero:

- Não consigo ter um distanciamento crítico e geralmente fico com as imagens na cabeça, o que me impede de dormir à noite; mas depois que o curta foi exibido na cerimônia de premiação do Campus MovieFest na UCLA, e ganhou o prêmio de Melhor Drama entre os 73 curtas feitos na universidade, ouvi de algumas pessoas que o curta lhes deu pesadelos e encarei isso como um elogio.

Apesar da pouca idade, não é a primeira vez que Anna Carolina se destaca em sua área, no âmbito internacional. Quando ainda cursava seu primeiro período na PUC, a aluna foi vencedora - entre todos os competidores do Ocidente - do Democracy Video Challenge, um concurso de curtas promovido pelo consulado norte-americano, cujo objetivo era completar a frase “Democracia é...”. Seu vídeo In a Democracy, We're All Parts of The Same Body foi avaliado por um júri composto por instituições americanas de peso como o Directors Guild of America e a Motion Picture Association of America, além das universidades de Nova York e da Carolina do Sul.

- No Democracy... houve, ainda, ganhadores do Nepal, Zâmbia, Polônia, Irã e Filipinas. Nós seis viajamos para os EUA e exibimos nossos filmes em Nova York, Washington e Los Angeles, além de conhecermos profissionais da indústria cinematográfica americana. Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, a Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, participou de uma cerimônia onde entregou os nossos prêmios em mãos e proferiu um discurso sobre nossos curtas e sobre a importância de um concurso que permite expressar diferentes visões de Democracia, vindas de todas as partes do mundo. Até hoje fico olhando para a foto tentando acreditar que eu a conheci de verdade, mas a ficha ainda não caiu, nem vai cair, acho.

  Com Hillary Clinton, um sonho real - crédito: divulgação
  Com Hillary Clinton, um sonho real - crédito: divulgação

Voltando a Frame, sua trilha sonora vencedora foi composta por Eric Capello, estudante de Música e, assim como Anna Carolina, membro do clube estudantil Film and Photography Society (FPS) na UCLA. "Este prêmio foi outra honra, já que, graças à aula de Trilha Sonora que tinha cursado na PUC, eu pude definir e expressar ao Eric exatamente o que queria.

Frame também venceu o concurso no Facebook do Campus MovieFest: o prêmio foi a exibição do filme nos voos da linha aérea Virgin America.

O curta fará parte agora da edição nacional da premiação, que será realizada nos estúdios da Warner, em Hollywood, em junho de 2012. 

- Claro que sempre se fica na expectativa de algo maior, mas só o fato de o meu trabalho já ter sido reconhecido em um primeiro momento me deixa extremamente feliz. E nada disso teria acontecido se não fosse o apoio constante da PUC, que me deu a oportunidade de realizar meu sonho de estudar o que eu amo em dois países diferentes, reconhece Anna Carolina.

Frame pode ser acessado em http://www.campusmoviefest.com/movies/11076-frame.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 19/04/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!