Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Touros da Riobotz esquentam pódio do Winter Challenge 2012


Alunos de Engenharia da PUC-Rio conquistam 8 troféus em sumô e combate de robôs

 

A RioBotz foi a grande vencedora do Winter Challenge 2012, o maior evento de competição de robôs de combate e sumô do Brasil. O robô Touro foi o campeão da categoria de mais prestígio, a de combate até 55kg.

 

- Com esse feito, a equipe conseguiu manter a escrita de ter vencido todas as 8 edições do Winter Challenge, desde 2005. A dobradinha da PUC-Rio se deu com o robô Maloney, que conquistou o terceiro lugar, comemora o coordenador, professor Marco Antonio Meggiolaro.

 

Na categoria de até 13,6kg, o robô Touro Feather, bi-campeão mundial, conquistou o lugar mais alto do pódio. “Além disso, o ex-integrante da RioBotz Rodrigo Duque Estrada, com seu robô More Powah, conseguiu conquistar a segunda colocação, em sua 'equipe-de-um-homem-só', a OddBotz", acrescentou Meggiolaro.

 

Como prova de que tamanho não é documento também para os robôs, Touro Jr. venceu todas as batalhas da categoria até 5,5kg, a mais concorrida do evento, com destaque para a segunda rodada contra o robô Stratosphere, do construtor norte-americano bi-campeão mundial Kevin Barker. Mais um troféu veio do robô Mini Touro, da categoria de combate até 1,3kg, que conquistou a terceira colocação.

 

Na categoria de sumô autônomo inteligente - onde o robô precisa tomar suas próprias decisões sem interferência humana - o robô Pé de Boi+ conquistou, invicto, o campeonato. Na categoria de sumô rádio controlado, mais uma dobradinha Riobotz: os robôs Boi da Cara Preta e Pé de Boi conquistaram a primeira e a segunda colocações.

 

 

Sobre a RioBotz

 

A RioBotz/PUC-Rio foi formada em janeiro de 2003 com o objetivo de projetar e construir robôs de competição. Com mais de nove anos de existência, já contabilizou 47 títulos, sendo 33 campeonatos nacionais e 14 medalhas de ouro em mundiais. É a equipe universitária de maior sucesso no mundo em competições de robôs de combate. Seus robôs estão entre os melhores colocados no ranking mundial, comparáveis a robôs de equipes de empresas de alta tecnologia.

 

A equipe contempla alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas são aplicáveis a diversos setores como a indústria de energia, petróleo e médica.

 

Sobre o Winter Challenge

 

O evento estimula a aplicação de conhecimentos de engenharia para criar gladiadores robóticos operados por controle remoto e também os chamados autônomos, dotados de inteligência computacional para localizar o adversário e tomar decisões sobre qual estratégia seguir, sem nenhum auxílio humano. Os conhecimentos adquiridos nesses robôs já permitem que sejam desenvolvidos projetos inovadores com aplicações em diversas indústrias, como a de petróleo e nuclear. As demais categorias, em especial as autônomas, como as de Sumô, estimulam o desenvolvimento e aplicação de técnicas de inteligência computacional em sistemas robóticos, com diversas aplicações em robôs de serviço.

 

Realizado em Jaguariúna, SP, entre os dias 7 e 10 de junho, o campeonato contou com 190 robôs e 450 participantes, atingindo número recorde de inscrições.

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 11/06/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!