Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Projeto do Núcleo de Arte Digital e Animação é contemplado em edital do MinC


Programa financiará a produção de curta sobre o artista plástico Fernando Diniz

O Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.), do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, foi contemplado no âmbito do edital Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas de Curta Metragem, do Gênero Ficção, Documentário e Animação, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). O projeto financiado será o curta-metragem O Filme de Fernando Diniz, sobre o artista plástico que inspirou a criação do Núcleo.

Sua coordenadora, a professora Claudia Bolshaw, conta que a história de Fernando Diniz já apareceu, inclusive, em sua dissertação de mestrado e na do professor Marcos Magalhães, supervisor do Núcleo e diretor do Anima Mundi.

- Conhecemos o Fernando Diniz por motivos diferentes, mas, de 1990 a 1996, trabalhamos juntos na animação Estrela de Oito Pontas. O filme recebeu três prêmios Kikito, no Festival de Gramado, principal festival de cinema do Brasil, e também o prêmio de melhor animação no Festival de Havana. Depois disso, o Fernando se tornou o grande responsável pela existência do N.A.D.A.

O Núcleo também está trabalhando para lançar, no próximo ano, uma animação em parceria com o Planetário do Rio de Janeiro. Depois do sucesso do filme Infinitum, primeira animação com motion picture no Brasil feita especialmente para a cúpula do Planetário em 2010, o N.A.D.A. vai apostar mais uma vez em uma nova técnica nunca antes utilizada no país, a chamada fulldome, que permite uma visão de 360 graus na projeção de filmes digitais.

O N.A.D.A. surgiu, em 2004, por iniciativa de alunos, levando em conta a necessidade que tinham de produzir junto com especialistas para que fossem aperfeiçoando seus trabalhos com a prática. Foi reconhecido ainda com outros trabalhos, como o projeto Animação Especial, voltado a promover o uso da animação nas escolas inclusivas, que recebeu o prêmio Mostra PUC-Rio/Petrobras, em 2007.

 

Por Melyssa Bersan

Estagiária

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 29/06/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!