Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Tese de Doutorado de Letras recebe menção honrosa do Prêmio Anpoll: Estudos de Literatura


Pesquisa enfoca o trabalho do diretor de teatro alemão René Pollesch

O trabalho Acentos performativos na experiência teatral contemporânea. Um diálogo construtivista com René Pollesch, de autoria de Mariana Maia Simoni, Doutora em Letras pela PUC-Rio, recebeu menção honrosa de 3º lugar na edição 2012 do Prêmio Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística): Estudos de Literatura, categoria Tese de Doutorado.

Segundo seu resumo, a tese orientada pela professora  Heidrun Krieger Olinto de Oliveira se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. “A partir de uma moldura teórica sistêmica e construtivista, a tese enfoca o trabalho do diretor de teatro alemão René Pollesch, e sua inserção ambivalente na cena teatral da Alemanha do presente ao justapor repertórios teóricos complexos a elementos da cultura pop...”.

O Prêmio Anpoll busca  reconhecer o valor de Teses e/ou Dissertações nas áreas de Letras e de Linguística, visando incentivar a produção científica e cultural no país e a assegurar a difusão dos trabalhos de excelência junto à comunidade acadêmica e o público em geral.

Sobre a autora Mariana Maia Simoni:

Possui mestrado em Estudos de Literatura, assim como bacharelado e licenciatura em Letras pela PUC-Rio.

Formou-se atriz pelo Curso de Formação Profissional de Atores da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). Realizou estágio de doutorado com bolsa-sanduíche da CAPES na Universitat Autónoma de Barcelona/Institut del Teatre e em Berlim.

É colaboradora no Grupo de Pesquisa CNPq Teorias Atuais da Literatura, inserido na Linha de Pesquisa Teorias Contemporâneas da Literatura. Participa da Câmara Setorial de Teatro (FUNARTE, 2006), e possui experiência docente na área de Teoria Literária.

Já atuou como atriz em várias peças vinculadas a formas performativas, contando com publicações diversas na área de estudos de literatura e artes cênicas (artigos em periódicos, anais de congresso, traduções).

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 10/07/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!