Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Acervo do professor Carlos Gabaglia Penna é doado à Biblioteca de Ciências Biológicas da Universidade


Doação vai enriquecer face zoológica do acervo

A biblioteca de Ciências Biológicas da PUC-Rio recebeu a doação do acervo do professor Carlos Gabaglia Penna, falecido em 2011, em cerimônia realizada no dia 6 de julho de 2012, na Casa Gabriela Maciel Barroso. O acervo reflete as linhas de interesse da pesquisa de Gabaglia, com a presença marcante de duas temáticas: o ambientalismo e a conservação da biodiversidade. Por ser um observador das aves, há também um foco diferenciado na literatura sobre esses animais.

Associada ao herbário, a biblioteca de Ciências Biológicas já conta com obras clássicas da literatura botânica, como a Flora Brasiliensis, do alemão von Martius. A doação dos livros irá enriquecer uma lacuna do acervo: sua face zoológica. “Embora a biblioteca disponha de alguns volumes que abordam essa área, passará a ter um contingente maior da literatura dedicada aos animais, sobretudo às aves”, observa a professora Rejan Guedes-Bruni, coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

 

 Durante a cerimônia de doação, Guido Gelli, representante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Pe. Josafa Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio, Christina Gabaglia Penna, viúva do professor, Elizabeth Raja Gabaglia Leão, mãe, e Cecilia Beatriz da Veiga Soares, representante da Sociedade de Amigos do Jardim Botânico
Durante a cerimônia de doação, Guido Gelli, representante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Pe. Josafa Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio, Christina Gabaglia Penna, viúva do professor, Elizabeth Raja Gabaglia Leão, mãe, e Cecilia Beatriz da Veiga Soares, representante da Sociedade de Amigos do Jardim Botânico

De acordo Rejan, a doação é importante sob dois diferentes pontos.

- Na perspectiva profissional, para um curso que está iniciando, é ótimo ser lembrado como possibilidade de incorporação de acervo. Ao doar a biblioteca particular do professor Carlos Gabaglia, a família perpetua a identidade de alguém comprometido com a conservação ambiental. E na perspectiva que não se transmite por palavras e sim pela prática, além do incentivo a novos talentos, são passados valores, como a reciclagem sendo uma forma mais solidária de se relacionar com ambiente e pessoas. Nós recebemos algo que era caro para o professor. A biblioteca foi construída em muito mais do que um aspecto profissional, mas em um aspecto de afeto. Isso é uma coisa bonita de os alunos verem, analisa Rejan.

A coordenadora ainda diz acreditar que a decisão da família surgiu como uma maneira de respeitar o modo de ser do professor. “Ele era uma pessoa que gostava demais dos seus alunos e da Universidade; acreditava de coração naquilo que defendia como ambientalista. É uma questão de ‘fazer valer’, mesmo em outra forma de existência.”

 

Sobre o professor Carlos Gabaglia:

Colaborador do Departamento de Engenharia Civil como professor adjunto, Gabaglia lecionou disciplinas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável para alunos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e outros cursos. Graduou-se em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, depois se especializou em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Foi diretor técnico do Instituto Brasil PNUMA (Comitê das Nações Unidas para o Meio Ambiente), diretor da Associação de Amigos do Jardim Botânico, conselheiro de ONGs de conservação ambiental e sócio-gerente da Hólos Consultoria Ambiental, uma das primeiras a atuarem no ramo de conservação da qualidade ambiental. Além disso, Carlos Gabaglia foi autor do livro O Estado do Planeta - Sociedade de Consumo e Degradação Ambiental, uma obra que se tornou referência nos atuais cursos de gestão ambiental.

Por Melyssa Bersan

Estagiária

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

 

 

Publicada em: 10/07/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!