Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Doutoranda de Letras conquista The IGALA 7 Conference Best Paper Award


 

Com o artigo Armários, muros e construções identitárias: narrativas sobre o processo de sair do armário de uma ativista LGBT bissexual, a doutoranda em Estudos de Linguagem, do Departamento de Letras, Elizabeth Sara Lewis conquistou o The IGALA 7 Conference Best Paper Award, obtido no congresso da International Gender and Language Association (IGALA), realizado entre os dias 20 e 22 de junho na UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

De acordo com Elizabeth, a chamada de artigos da IGALA para o prêmio aludia ao tema da 7a. conferência, Ressignificando Gênero e Sexualidade na Linguagem e no Discurso, e encorajava estudantes de graduação e de pós-graduação a submeterem papers inseridos nessa grande área temática.

Seu trabalho, orientado pela professora Liliana Cabral Bastos, considera o fato de mulheres bissexuais frequentemente serem alvo de falas que as estereotipam como pessoas que “estão em cima do muro” e “não se decidiram ainda” entre a heterossexualidade e a homossexualidade.

- Adicionalmente, a bissexualidade tende a ser invisibilizada no âmbito da pesquisa acadêmica; quando não totalmente esquecida, é geralmente mencionada como parte de uma lista (“gays, lésbicas, bissexuais...”), mas não problematizada profundamente, explica a doutoranda.

Segundo Elizabeth, é nesse contexto de dupla invisibilização acadêmica e no ativismo que o trabalho premiado se insere, buscando combater a invisibilização da bissexualidade através de um estudo das narrativas sobre o processo de 'sair do armário' de uma ativista LGBT, que se identifica como bissexual:

- Neste artigo, examino como ela constrói discursivamente sua performance identitária bissexual e seu entendimento da palavra “bissexual(idade)” nas narrativas que conta. Concentro-me sobre a desestabilização ou reforço de dicotomias como homem/mulher e heterossexual/homossexual; da definição da sexualidade com base no sexo/gênero dos parceiros e das parceiras; de ideologias heteronormativas sobre masculinidade e feminilidade.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 16/07/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!