Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Talentos promissores recebem medalhas de prata, bronze e menções honrosas na OBQ


‘Pequenos químicos’ foram preparados pela Universidade através do programa PUC por um Semestre

 

Medalhas de prata e de bronze e diversas menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), modalidades A e B, recompensaram o empenho de alunos do Ensino Médio e professores da Universidade durante o projeto PUC por um semestre, que ofereceu aulas teóricas, práticas e palestras a estudantes dos colégios Pedro II, São Bento, Cruzeiro e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Segundo o professor André Pimentel, coordenador do projeto e professor e coordenador de graduação do Departamento de Química, é a segunda vez que o PUC por um Semestre é utilizado na preparação para a OBQ, desta vez com resultados bem mais expressivos.

O resultado colocou o Rio de Janeiro em segundo lugar (junto a São Paulo no número de medalhas, 13), ficando somente atrás do Ceará, estado que vem sempre liderando a competição.

- Isso é um feito inédito, pois antes do projeto, o estado do Rio de Janeiro não conseguia medalhas. No primeiro ano, ganhou quatro medalhas e a sua colocação não estava entre os melhores estados. Agora, estamos em destaque em Química na nação, comemora o coordenador.

Os 20 melhores colocados do 1º ano do Ensino Médio na etapa estadual da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro receberam preparação extra, que consistiu de um programa de aulas exclusivo e gratuito, além de participação em pesquisas científicas utilizando o Programa de Vocação Científica – Provoc - e visitas a laboratórios de pesquisa da PUC-Rio.

- Nós decidimos focar na modalidade A – estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio, pois eles podem participar das etapas estaduais (ao longo do 1º ano), da etapa nacional (ao longo do 2º) e da etapa internacional no 3ºano. Nosso grande objetivo é conseguir colocá-los na etapa internacional, é um sonho nosso, esclarece André.

Ele elogiou a dedicação e a competitividade de todos os participantes, e espera que ingressem na PUC-Rio para realizar seus estudos. “Essa é uma iniciativa para atrair bons alunos, mas também, e principalmente, para contribuir com o sucesso dos jovens cariocas no programa da Olimpíada Brasileira de Química”.

A seguir, os resultados:

Modalidade A

Cinco medalhas de prata - Douglas de Oliveira, Arthur Costa, Pedro Henrique Duque, Paulo Portigo e Nathan Mateus; três medalhas de bronze - Luis Guilherme Aguiar, Thiago Viana e Matheus Matsukawa , além de sete menções honrosas.

Modalidade B

Duas medalhas de prata – Bruno de Melo e  Brandon Khalil; três medalhas de bronze – Lucas Niemeyer de Assis, Gustavo de Jesus e Vinicius Ferreira, além de oito menções honrosas.

Resultado completo da OBQ em: http://www.obquimica.com/arquivos/gestor/resultadofinalobq2012.pdf

___________________________________

Sobre a Olimpíada Brasileira de Química:

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico. Os estados participantes são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.   

Sobre o PUC por um Semestre:

Anualmente, a PUC-Rio oferece aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de cursar uma disciplina introdutória de algum curso da Universidade. Ao longo de um semestre, os estudantes do Ensino Médio frequentam as aulas como alunos regulares, matriculados, com carteira de estudante (código específico para Ensino Médio – sem validade para futuros alunos PUC) e acesso às unidades universitárias.

Vários cursos já foram oferecidos em áreas diferentes e, a cada ano, outros são agregados ao projeto ‘‘PUC por Um Semestre’’, que integra o Programa de Integração Universidade Escola (PIUES).

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 25/10/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!