Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Pesquisa sobre investimentos sustentáveis no mercado acionário brasileiro é vencedora da edição 2012 do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis


Trabalho originou-se em dissertação de mestrado e em paper premiado na XVIII ICIEOM

Entre mais de cem trabalhos inscritos, o estudo Análise de Desempenho dos Investimentos Sustentáveis no Mercado Acionário Brasileiro, de autoria do aluno Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha, da Engenharia Industrial, e coautoria do professor Carlos Samanez, foi o vencedor da 3ª. edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis - categoria Trabalhos Acadêmicos e de Especialistas, modalidade Pós-graduação.

O prêmio, realizado a cada dois anos, é uma iniciativa do Programa Itaú de Finanças Sustentáveis, que busca estimular a divulgação de informações e a produção de conhecimento sobre gestão de riscos socioambientais, planejamento financeiro e uso consciente do crédito, entre outros.

 Certificado emitido pelo Itaú confirma o prêmio 
 Certificado emitido pelo Itaú confirma o prêmio 

Originado na dissertação de mestrado do aluno, orientada por Samanez, e em um paper autorado por ambos - Performance analysis of sustainable investments in the Brazilian Stock Market, publicado no Journal of Business Ethics -, o objetivo principal do trabalho foi analisar o desempenho real dos investimentos sustentáveis no mercado acionário brasileiro. A pesquisa provê informações robustas sobre o desempenho desses investimentos, contribuindo, assim, para a sua transparência e consolidação.

Para o orientador, a sustentabilidade está cada vez mais evidente nos mercados de capitais e tem implicado uma série de impactos, principalmente, nas atividades de investimentos e na missão das bolsas de valores mundiais. A consequência mais importante da inclusão da sustentabilidade nos mercados de capitais foi o surgimento de uma nova modalidade de investimento—o investimento sustentável — que visa, fundamentalmente, incluir fatores ambientais, sociais e de governança corporativa nas atividades tradicionais de investimento.

Em julho deste ano, o paper mencionado já havia sido reconhecido como The Best Student Project in the Category Master, no âmbito da XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), realizada em Portugal.

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 23/11/2012

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!