Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

José Roberto Boisson de Marca assume posto de President-Elect do IEEE


Pesquisador é primeiro cidadão não norte-americano eleito em quase 130 anos do Instituto

Após quase três décadas de atuação, inúmeras posições de destaque e dedicação ao avanço da pesquisa em comunicações e à consolidação do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) em todo o mundo, o professor José Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), foi eleito Presidente do IEEE. Ele assumiu o posto de President-Elect, no dia primeiro deste ano, e assumirá o de President em 2014.

Os desafios são muitos: incremento da visibilidade do instituto, das receitas oriundas de publicações e conferências, da formação continuada para engenheiros e da articulação entre as diferentes sociedades científicas; debates em torno de um novo modelo open access para a plataforma Xplore, um dos maiores bancos de dados de artigos científicos do mundo; atenção ao controle de qualidade em parcerias técnicas; estímulo a prêmios e reconhecimentos para a comunidade científica e tecnológica, além da busca pelo envolvimento cada vez maior da indústria.

- O aumento da participação de executivos no IEEE passa por uma tentativa de mudança cultural nas empresas e é fundamental não apenas para a sinalização de novas áreas de interesse da indústria como também para um maior respaldo à atuação de seus profissionais nas atividades do instituto, explica Boisson. De antemão, o novo presidente já considera fundamental o investimento em áreas como Cloud Computing, Life Sciences, Green Technology, Smart Living, entre muitas outras.

O Institute of Electrical and Electronic Engineers é a maior associação profissional existente dedicada ao avanço da inovação tecnológica em benefício da humanidade, e conta com mais de 400 mil membros em 160 países, agregando a geração do conhecimento, sua aplicação e difusão em áreas que vão de Energia a Tecnologias da Informação e Comunicação. O IEEE é também responsável pelos principais periódicos científicos das engenharias Elétrica e Eletrônica, além de ser um importante órgão de padronização, responsável pelos padrões mundiais de redes de computadores e comunicações, incluindo o padrão Ethernet e o padrão WiFi.

O professor Boisson conta que sua trajetória teve início em 1985, quando foi convidado pelo então Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Communications Society (ComSoc) – a segunda maior das 38 sociedades científicas que compõem o instituto – para o cargo de coordenador para a América Latina, que tinha assento no comitê de atividades Internacionais, junto a coordenadores de outros continentes. Anos depois, Boisson veio a se tornar Presidente da ComSoc, adquirindo a experiência necessária para alçar voos mais altos, no nível global da instituição.

- Exerci diversos papéis no IEEE, ao longo desses trinta anos. Após a atuação na Communications Society, fui Vice-Presidente para Atividades Técnicas do Instituto, Secretário Geral, e, ultimamente atuava como Chair do IEEE Future Directions Committee, enumera.

O Diretor do Centro de Estudos em Telecomunicações, professor Flavio Hasselmann, e o Decano do Centro Técnico Científico (CTC), professor Luiz da Silva Mello, destacaram a importância da eleição para a projeção internacional da Universidade.

- A muito merecida eleição do professor Boisson coroa sua importante trajetória acadêmica e seus muitos anos de serviços voluntários ao IEEE, onde foi presidente da Communications Society e Vice-Presidente de Technical Activities. Do ponto de vista da PUC-Rio, é um importante passo no nosso processo de internacionalização, comemora o Decano do CTC.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 03/01/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!