Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Pesquisas da Economia conquistam 8º Prêmio Anbima


Na categoria Mercado de Capitais, prêmio tem objetivo de incentivar produção acadêmica

O Departamento de Economia da PUC-Rio obteve duas premiações no 8º Prêmio de Mercado de Capitais, edição 2012, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Foram agraciados os trabalhos Análise dos mercados de câmbio, juros e bolsa com dados intradiários, de autoria de Francisco Eduardo de Luna e Almeida Santos e orientação de Márcio Garcia e Marcelo Medeiros, na categoria projeto de tese de doutorado, e Restrição à liquidez e informação assimétrica no mercado de cartões de crédito, de autoria de Thiago de Gouvêa Scot de Arruda e orientação de Márcio Garcia e João Manoel Pinho de Mello, na categoria projeto de dissertação de mestrado.

O projeto de dissertação do aluno Thiago Gouvêa tem como objetivo a avaliação empírica da existência de restrição à liquidez e informação assimétrica em um mercado de cartões de crédito. Segundo seu resumo, a identificação desses fenômenos em mercados específicos - embora vastamente explorada na literatura - é complexa devido a problemas de endogeneidade nas estimações. "Utilizando microdados de uma operadora de cartões de crédito no Brasil, foram exploradas descontinuidades na política de determinação de limites para identificar o efeito de alterações dos termos de contrato sobre tomada de dívida e default".

A tese de doutorado de Francisco Eduardo, por sua vez, vai analisar a evolução do preço de ativos transacionados nos mercados à vista e futuro da BVM&F, sob determinadas condições de mercado.

O projeto foi dividido em três artigos: o primeiro tem como objetivo estimar o impacto de anúncios macroeconômicos domésticos e externos sobre retorno, volume e quantidade intradiários nos mercados futuros de juros, câmbio e ações no Brasil; o objetivo do segundo artigo é caracterizar a estrutura de variância-covariância das ações mais líquidas do Ibovespa, e avaliar se há ganhos econômicos no emprego de uma medida intradiária de risco: a volatilidade realizada; o terceiro e último pretende investigar em qual mercado ocorre a determinação da taxa de câmbio no Brasil.

"O mercado de câmbio brasileiro tem uma configuração totalmente atípica, em que o mercado futuro concentra a maior parte da liquidez em seu primeiro contrato. Isso representa um forte contraste em relação aos principais mercados cambiais, em que o câmbio à vista concentra a liquidez".  

O prêmio da Anbima tem o objetivo de incentivar a produção acadêmica do segmento, apoiando pesquisas sobre temas relevantes para o desenvolvimento do mercado de capitais e da intermediação financeira no Brasil. A ANBIMA mantém parceria com o IEPE/CdG (Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças), que nomeia a Comissão Julgadora responsável pela escolha dos trabalhos.

Fonte: Departamento de Economia

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 11/01/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!