Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Clarisse Sieckenius, da Informática, é nomeada para a CHI Academy


A professora Clarisse Sieckenius de Souza, coordenadora do Semiotic Engineering Research Group (SERG), da Informática, acaba de ser nomeada pesquisadora da Computer–Human Interaction (CHI) Academy, composta por um grupo de pesquisadores reconhecidos pelo SIGCHI - Special Interest Group in Computer–Human Interaction da Association for Computing Machinery.

Todos os anos, de cinco a sete membros são eleitos para a Academia, por suas significativas e cumulativas contribuições ao desenvolvimento do campo da Interação Humano-Computador, e a influência do conhecimento gerado nas pesquisas de seus pares.

Mais informações em: http://www.sigchi.org/

Sobre a professora Clarisse:

Clarisse Sieckenius de Souza é Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências - Inglês, Francês (1979), mestre em Língua Portuguesa (1982) e doutora em Linguística Aplicada (1987), pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora titular do Departamento de Informática da PUC-Rio. Sua pesquisa concentra-se na área de Interação Humano-Computador (IHC), da qual foi uma das pioneiras na Ciência da Computação brasileira.

Seus principais interesses na área são: abordagens teóricas e científicas de IHC, métodos de avaliação de interfaces e interação com sistemas, comunicação mediada por computador, end-user programming e sistemas de explicação. Mais recentemente tem trabalhado com ensino de raciocínio computacional para crianças e jovens. É criadora da Engenharia Semiótica, uma teoria de base semiótica para IHC, e (co-)autora de 3 livros publicados internacionalmente: "The semiotic engineering of human-computer interaction" (MIT Press, 2005), "Semiotic engineering methods for scientific resarch in HCI" (Morgan & Claypool, 2009) e "A Journey through Cultures" (Springer, 2012).

Foi, por cinco anos, membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq (como suplente: 2007-2009; como titular: 2009-2012). Foi também, por dois triênios, "Cientista do Nosso Estado", com bolsa de pesquisa concedida pela FAPERJ (2009-2012 e 2012-2015). Em 2010, foi agraciada com o ACM Rigo Award pela excelência do conjunto de seu trabalho e contribuições para a área de Design de Comunicação.

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 22/01/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!