>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

José Roberto Boisson de Marca ministra conferência na Universidade Jesuíta de Guadalajara

Presidente-Eleito do IEEE fala dos desafios tecnológicos das áreas Elétrica e Eletrônica

Por ocasião da posse da nova diretoria da Seção Guadalajara do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), o professor do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) e Presidente-Eleito do IEEE, José Roberto Boisson de Marca, proferiu palestra no campus do Instituto Tecnológico de Estudos Superiores do Ocidente (ITESO) - Universidade Jesuíta de Guadalajara-, em que abordou as tendências e os desafios imediatos para os profissionais das engenharias Elétrica e Eletrônica.

Na apresentação intitulada IEEE and Technology Evolution, Boisson explanou sobre um cenário em que reduzir os níveis de consumo eletrônico em dispositivos é tão importante quanto aumentar a qualidade das redes WiFi, acrescentando que hoje há cerca de 2500 milhões de utilizadores de Internet, número que só tende a crescer. Também destacou a necessidade de criar infraestrutura para prover conectividade a áreas carentes.

A cerimônia contou com a presença de líderes da indústria, estudantes e acadêmicos. "Vários professores da Universidade Jesuíta de Guadalajara, coirmã da PUC-Rio, e do ITESO, participam das atividades do IEEE e já ocuparam posições no Instituto em nível mundial. Depois da cerimônia, me reuni com professores da universidade - para discutir possíveis temas e formas de cooperação com a PUC-Rio - e com líderes  da indústria e do governo locais para discutir oportunidades de parcerias com o IEEE", revela Boisson.

O Institute of Electrical and Electronic Engineers é a maior associação profissional existente dedicada ao avanço da inovação tecnológica em benefício da humanidade, e conta com mais de 400 mil integrantes e voluntários em 160 países, agregando a geração do conhecimento, sua aplicação e difusão em áreas que vão de Energia a Tecnologias da Informação e Comunicação. O IEEE é também responsável pelos padrões mundiais de redes de computadores e comunicações, incluindo o padrão Ethernet e o padrão WiFi.

No evento, o Reitor do ITESO, Juan Luis Orozco, deu as boas vindas à nova diretoria do instituto.

- É um prazer ter a presença desses ilustres representantes da indústria e da academia, especialmente os membros e diretores do IEEE, do qual o ITESO tem sido parte ativa, através de seus professores e alunos, desde a sua criação em Guadalajara. Também estou satisfeito por receber e saudar Roberto de Marca, Presidente-Eleito do Instituto, a quem transmiti a mais calorosa recepção por nossa universidade.

Os membros do novo conselho para o período 2013/2014 são: Diana Rovelo Yolanda Valadez (tesouraria e desenvolvimento do quadro de integrantes e Presidente Eleito 2015-2016), Francisco J. Guevara Perez (secretário), Bernardo Castillo Toledo (Vinculação com a indústria e academia, também responsável pelo Departamento de Sistemas de Controle, Robótica e Automação), Araceli Garcia Gomez (Atividades Profissionais e responsável pelo Departamento de Comunicações), Victor Hugo Ortiz Muro (Departamento de Potência), Victor Eduardo Espadas (Atividades Estudantis), David L. Castillo (webmaster), Francisco Rivera Martinez (Prêmios e reconhecimentos), Jindrizka Dominguez (grupo WIE), Stewart Santos René Arce (grupo Gold) e Oscar Haro Bugarin (Departamento de Processamento de Sinal Digital).

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Publicada em: 11/04/2013


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!