Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Universidade tem 15 projetos contemplados nos programas Cientista e Jovem Cientista, da Faperj


Resultado foi divulgado no dia 24 de julho

Docentes de sete departamentos da Universidade tiveram seus projetos aprovados pelo Programa Cientista do Nosso Estado 2013, da Faperj. Voltado a apoiar pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, o programa conta com um total de recursos de R$ 10.080 milhões para financiar 100 bolsas para manutenção de projetos. Puderam submeter propostas pesquisadores com grau de doutor, produção científica de alta qualidade, compatível com o nível de pesquisador 1 do CNPq, especialmente nos últimos cinco anos.

Já no Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, projetos oriundos de oito departamentos foram contemplados. Esse programa tem como objetivo apoiar projetos coordenados por pesquisadores em uma fase intermediária de sua carreira acadêmica (até dez anos de doutoramento).

A seguir, a lista de agraciados e seus respectivos projetos.

Programa Cientista do Nosso Estado 2013

Angela Maria Cavalcanti da Rocha, Administração - Internacionalização de empresas brasileiras: relevância do capital social, distância institucional e redes.

Enrique Victoriano Anda, Física - Efeitos de correlacão no transporte em sistemas nanoscópico.

Jesus Landeira Fernandez, Psicologia - Investigação comportamental, serotonérgica, molecular e neuroquímica em duas linhagens de ratos com alta e baixa ansiedade.

José Marcus de Oliveira Godoy, Química - Indústria de águas minerais do estado do Rio de Janeiro: ameaças e oportunidades.

Karl Erik Schollhammer, Letras - Os estudos visuais – a emergência de um novo campo disciplinar no contexto globalizado.

Luiz Fernando Campos Ramos Martha, Engenharia Civil - Sistemas gráficos para pesquisa e ensino em análise estrutural e mecânica computacional.

Marcio da Silveira Carvalho, Engenharia Mecânica - Escoamentos com suferfícies livres em escala micrométrica.

Terezinha Féres –Carneiro, Psicologia - Parentalidade contemporânea e a demanda de psicoterapia de família.

  

Programa Jovem Cientista do Nosso Estado – 2013

Alessandro Fabricio Garcia, Informática - PrioRe - priorização e remoção de anomalias arquiteturalmente relevantes.

Augusto Cesar Pinheiro da Silva, Geografia - Rio de Janeiro: arquiteturas políticas regionais para as sustentabilidades de gestão do território.

Cynthia Paes de Carvalho, Educação - Gestão e qualidade do ensino na educação básica.

Kai Michael Kenkel, Instituto de Relações Internacionais - As potências emergentes e a reforma do Conselho de Segurança: o papel do uso da força no exercício da responsabilidade internacional.

Marcelo Eduardo Huguenin Maia da Costa, Física - Síntese de nanotubos de carbono e grafeno e dopagem com átomos de boro e fósforo.

Marcia Nina Bernardes, Direito - Violência doméstica e discriminação baseada em gênero: uma análise interdisciplinar da normativa nacional.

Maria Elisa Noronha de Sá, História - Intelectuais e a constituição de um novo vocabulário político na América Ibérica no século XIX.

Michéle Dal Toé Casagrande, Engenharia Civil - Avaliação do comportamento de novos materiais geotécnicos através de estudos experimentais em solos com a inserção de elementos de reforço, resíduos e/ou rejeitos ambientais.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 30/07/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!