>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Universidade sedia International Microwave and Optoeletronics Conference (IMOC 2013)

Conferência é importante fórum mundial para o intercâmbio de informações sobre pesquisas nos campos de Micro-ondas e Optoeletrônica

De 4 a 7 de agosto, a PUC-Rio sediará a 15ª edição da International Microwave and Optoeletronics Conference (IMOC 2013), encontro bianual organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, em parceria com a Microwave Theory and Techniques Society do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE MTT-S).

A IMOC é um importante fórum mundial para o intercâmbio de informações sobre pesquisas nos campos de Micro-ondas e Optoeletrônica, incluindo Ondas Milimétricas e a faixa dos Terahertz, Antenas, Rádiopropagação, Comunicações Sem Fio, Fibras Óticas e Redes Óticas de Comunicação.

Apontar tendências para cada uma das subáreas, promover discussões em torno de temas promissores para os próximos anos, bem como a troca de informações sobre tecnologias de ponta – como a do rádio cognitivo - são alguns dos objetivos da conferência, que conta, nessa edição, com 400 participantes e 200 trabalhos científicos nacionais e internacionais. O foco são as camadas físicas das redes de comunicação, aspectos em que se concentra a SBMO.

Palestrantes de renome internacional, já confirmados, abordarão desenvolvimentos em importantes áreas, entre eles, os professores Corrado Carta e Frank Ellinger - Technische Universität Dresden, Germany; Elvino S. Sousam - University of Toronto, Canada; Ignacio Llamas-Garro - Centre Tecnològic de Telecomunicacions de Catalunya(CTTC), Barcelona, Spain; Jianping Yao - University of Ottawa, Canada; Lena Wosinska - Royal Institute of Technology (KTH), Sweden; Luis Correia - Instituto Superior Técnico, Portugal; Michael J. Lancaster - University of Birmingham, UK; Mona Jarrahi - University of Michigan, USA; Xavier Boulanger - French Aerospace Lab (ONERA), France; e Yahya Rahmat-Samii- University of California Los Angeles, USA.

Segundo o Diretor do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), professor Flávio Hasselmann, o tema Bridging the Gap to Higher Frequencies (estreitando o caminho para altas frequências, em tradução livre) dá a tônica dos assuntos que receberão maior atenção na IMOC 2013: “atingir frequências cada vez mais altas é essencial à ampliação de banda, e a tecnologia para a sua implementação precisa acompanhar”, ressalta.

Flávio sublinha a expressiva participação de alunos de telecomunicações de todo o país, inclusive na apresentação de trabalhos: “os dois melhores, escolhidos por comitê técnico da conferência, serão premiados”. Adicionalmente, destaca a oportunidade de encontro e troca de experiências com pesquisadores que ocupam posições de destaque em universidades e instituições científicas de todo o país, grande parte deles egressa da pós-graduação em Telecomunicações da PUC-Rio.

O professor José Ricardo Bergmann, pesquisador do Centro de Estudos em Telecomunicações e Vice-Reitor Acadêmico da Universidade, é o General Chairman da IMOC 2013; os professores Luiz da Silva Mello, do CETUC e Decano do Centro Técnico Científico, e Maria Thereza Rocco Giraldi, do Instituto Militar de Engenharia (IME), são, respectivamente, Technical Program Chairman e Technical Program Chairperson.

A abertura da conferência ficará a cargo do Presidente-Eleito do IEEE, professor José Roberto Boisson de Marca, também pesquisador do Centro de Estudos em Telecomunciações da PUC-Rio. Está confirmada, ainda, a presença do professor Madhu S. Gupta - Presidente da IEEE Microwave Theory and Techniques Society (IEEE MTT-S).

Mais informações podem ser obtidas em: http://www.imoc2013.org/IMOC2013/index.php

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 31/07/2013


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!