>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Laboratório de Design de Histórias leva mostra Parla! à China

Laboratório de Design de Histórias leva mostra Parla! à China

 

O professor Nilton Gamba Junior,  de Artes e Design, foi convidado pelo Itamaraty e o Shanghai Institute of Visual Art, da Fudan University, para representar o Brasil, em setembro, no Mês Brasil na China.

Na oportunidade, Gamba não apenas ministrará uma conferência sobre Design de Histórias - área de pesquisa do Laboratório de Design de Histórias (LaDeh) do departamento, coordenado por ele – mas também levará à China a bienal Parla! - Mostra LaDeh de Design de Personagens. Nessa área do Design, a PUC-Rio foi a única convidada a participar.

- A edição deste ano terá um formato original: a ideia é que alunos e professores do instituto de artes visuais de lá produzam cartazes sobre o Brasil, e, em contrapartida, o LaDeh vai propor a criação de personagens que representem a China, para também serem apresentados no formato de cartazes em uma grande exposição em Shanghai e em outra no Brasil, esclarece o professor.

Como o nome indica, desde a sua primeira versão, a Parla! teve como objetivo dar visibilidade a um dos aspectos da criação narrativa contemporânea : o Design de Personagem, compreendendo como narrativa a organização particular de um discurso que contemple a condução de um personagem em uma matriz temporal, com uma função diegética.

 Um dos personagens expostos na segunda edição da Parla!, realizada em 2011 
 Um dos personagens expostos na segunda edição da Parla!, realizada em 2011 

- Essa experiência narrativa se reapresenta para a cultura com diferentes recursos e possibilidades que vão além da mera classificação por veículos. Assim, diferentes possibilidades (de linguagem, estímulos, suporte, estilos etc) organizam, hoje, uma produção realmente híbrida, conclui.

A exposição física na China será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho do professor Gamba Junior e sua equipe, visite: www.ladeh.com.br.

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 05/09/2013


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!