Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Editais da Faperj aprovam projetos de sete departamentos


Resultados foram divulgados em 29 de agosto

 

Pesquisadores da Engenharia Mecânica, Psicologia, Administração, Educação, Engenharia Civil, Física e Química tiveram projetos aprovados em dois dos três editais divulgados pela Faperj no último dia 29.

O projeto Ações para a popularização da tecnologia de refrigeração e de condicionamento de ar, coordenado pelo professor José Alberto dos Reis Parise, da Engenharia Mecânica, foi contemplado pelo Programa Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro – 2013, que visa promover, em especial entre a população mais jovem, a democratização da informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, buscando estimular projetos que possam ser operacionalizados em políticas e medidas adotadas no estado.

Já a edição 2013.1 do Auxílio à Pesquisa - APQ1 - um dos mais antigos programas de fomento da Fundação, que se destina a financiar projetos conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado – aprovou as seguintes propostas submetidas:  

Benzocarbazóis e derivados como novos candidatos a fármacos para o tratamento do câncer e da inflamação - professora Camilla Djenne Buarque Muller, da Química.

 

Pesquisa para desenvolvimento de um aparato para dar suporte ao deslocamento do idoso e pessoas com deficiência -  professora Djenane Cordeiro Pamplona, da Engenharia Civil.

 

Trajetórias de desenvolvimento: metas e práticas de cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro – professora Luciana Fontes Pessôa, da Psicologia.

 

Tomada de decisões sob incerteza: uma abordagem com base na teoria do prospecto – professor Marcelo Cabus Klotzle, da Administração.

 

Mecanismos de deformação mecânica de semicondutores em nanoescala – professor Rodrigo Prioli Menezes, da Física.

 

TIC, crianças, jovens, mediação parental e escola: análise de usos e habilidades com TIC, a partir dos dados do CETIC.Br – professora Rosália Maria Duarte, da Educação.

 

Detalhes sobre os editais podem ser obtidos no endereço: http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=9393

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 05/09/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!