>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Professora Ilda Lopes é agraciada com placa comemorativa dos 50 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro

 

CRESS-RJ homenageou 50 assistentes sociais que se destacaram por contribuições à área 

“Honrada, mas ao mesmo tempo com muita responsabilidade e certa de que tudo isso advém do trabalho em conjunto”. Assim a professora Ilda Lopes Rodrigues da SIlva, da Vice-Reitoria Acadêmica, definiu o sentimento advindo do reconhecimento dado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ) ao seu trabalho de quase cinco décadas formando recursos humanos em Serviço Social.

O conselho comemorou 50 anos, no dia 10 de outubro, quando homenageou 50 assistentes sociais que se destacaram por suas contribuições relevantes à área. “Uma homenagem que pertence às várias gerações que puderam compartilhar da construção de um saber social”.

 Professora Ilda Lopes recebendo placa comemorativa das mãos da ex-aluna Lobélia Faceira, integrante do CRESS-RJ - crédito: Divulgação/CRESS-RJ 
 Professora Ilda Lopes recebendo placa comemorativa das mãos da ex-aluna Lobélia Faceira, integrante do CRESS-RJ - crédito: Divulgação/CRESS-RJ 

Para a professora Ilda Lopes, que exerceu todos os anos de seu magistério no Departamento de Serviço Social da Universidade, a presença do assistente social se faz cada vez mais importante frente às grandes tranformações e desafios do mundo contemporâneo, visando à promoção e à garantia do exercício da cidadania, na busca de um mundo com mais paz, em que se criem pontes para o diálogo.

- Os tempos difíceis fazem com que essa presença contribua para o exercício dos diretos humanos e a busca de justiça social. Diante de tantas desigualdades, o assistente social procura compreender a realidade em que vivemos e colabora para o avanço de uma participação criativa e crítica no âmbito das novas relações e configurações sociais.

Hoje, a professora atua na Vice-Reitoria Acadêmica junto à Comissão de Ética em Pesquisa da PUC-Rio. A comissão avalia os aspectos éticos dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição, e, ao mesmo tempo, colabora com o desenvolvimento de ações que visam à reflexão ética no meio universitário, auxiliando a formação dos alunos e o trabalho de professores e pesquisadores.

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 17/10/2013


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!