Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Maurício Torem, do DEMa, é primeiro editor-chefe latino-americano do "International Journal of Mineral Processing"


IJMP é um dos mais importantes periódicos científicos mundiais na área de tecnologia mineral e metalurgia extrativa

 

 

O professor Maurício Leonardo Torem, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), é o novo editor-chefe do International Journal of Mineral Processing (IMJP), um dos mais relevantes periódicos no cenário internacional da tecnologia mineral e metalurgia extrativa. É a primeira vez que um latino-americano ocupa o cargo.

 

Torem tem a responsabilidade de selecionar os artigos que serão publicados e promover a revista em eventos científicos da área. Desde que assumiu, já recebeu mais de 50 trabalhos do mundo todo, que estão em processo de revisão. Segundo o pesquisador, os trabalhos chegam a passar por três revisões, todas extremamente criteriosas, de forma a fazer jus à alta qualidade da publicação.

 

Ao falar da importância dessas publicações para o meio acadêmico, o professor destaca: “Para se atualizar com as tecnologias e descobertas que estão sob constante avanço, nada melhor do que incentivar os alunos a também ler artigos. São os artigos que revelam os rumos das pesquisas e que complementam as informações já apresentadas nos livros consagrados do setor”.

 

International Journal of Mineral Processing está há mais de 40 anos no mercado, tem periodicidade mensal e conta com publicação impressa, embora disponibilize seu material, majoritariamente, por meio online, para assinantes, através de bases de dados. O conteúdo abrange todas as etapas inseridas na tecnologia mineral e na metalurgia extrativa, além de questões relacionadas ao meio ambiente. Publicado pela editora Elsevier, o IMJP está classificado como categoria A1 da Capes, a mais elevada entre as revistas científicas.

 

Mauricio Torem atribui o convite à intensa atuação na área, tanto na revisão e seleção de artigos de outras publicações como na participação em congressos e workshops dentro e fora do Brasil. Desde 2011, Torem  integra o corpo editorial de três revistas científicas estrangeiras: Minerals Engineering, International Journal of Nonferrous Metallurgy e Particuology, além dos periódicos nacionais Série Tecnologia Mineral (DNPM) e Revista da Escola de Minas e Estudos Tecnológicos em Engenharia. Como revisor, conta com mais de dez anos de experiência e atuação em 24 periódicos internacionais e nacionais.

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 16/12/2013

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!