Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Professor Antonio Furtado, da Informática, recebe "Peter Chen Award 2014"


Distinção conferida pela Elsevier se deve a quase quatro décadas de contribuições para a área de Modelagem Conceitual de Banco de Dados

 

Antonio Luz Furtado, Professor Emérito da PUC-Rio, atuante no Departamento de Informática, foi agraciado com o Peter Chen Award 2014, conferido pela Editora Elsevier em função das quase quatro décadas de contribuições para a área de Modelagem Conceitual de Banco de Dados.

O professor Furtado desempenhou ainda um papel fundamental na criação e desenvolvimento da área no País, projetando-a no cenário internacional, tendo publicado livros pioneiros em estruturas de dados e organização de bancos de dados, este último tema representando um marco importante para o ensino de computação no Brasil.

 O professor Furtado </STRONG>desempenhou papel fundamental na criação e desenvolvimento da Modelagem Conceitual de Banco de Dados no País<STRONG>
 O professor Furtado desempenhou papel fundamental na criação e desenvolvimento da Modelagem Conceitual de Banco de Dados no País

O Peter Chen Award foi lançado em 2008 para comemorar o 25º aniversário do Data and Knowledge Engineering journal, e contempla uma personalidade por ano por excepcionais contribuições ao campo da Modelagem Conceitual.

O prêmio é apresentado, anualmente, por ocasião da International Conference on Conceptual Modeling, e abrange os seguintes critérios: Pesquisa, Serviço, Educação, Contribuição à Prática e Reputação Internacional. Mais informações estão disponíveis em:

http://www.elsevier.com/awards/global/peter-p.-chen-award

 

Sobre o professor Furtado:

Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1964), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1957), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1969), mestrado em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas(1962) e doutorado em Computer Science pela University of Toronto(1974). Atualmente é PROFESSOR EMÉRITO da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Data Bases, Graphs.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 07/04/2014

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!