Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Bye Bye, Tio Sam!


 

O gladiador Touro Maximus, da Equipe de robótica RioBotz/PUC-Rio, quebra 20 anos de invencibilidade norte-americana com medalha de ouro na principal categoria da Stem Tech Olympiad 2014

 

 

A  RioBotz/PUC-Rio acabou com a graça dos americanos. Em sua primeira participação na competição Stem Tech Olympiad, realizada em Miami, EUA, a equipe já se sagrou a grande campeã.

 

Tendo ultrapassado a inacreditável marca de cem medalhas até então, a RioBotz voltou para casa com mais três vitórias: ouro na categoria heavyweight (100 kg), prata na fairyweight(150g) e bronze na middleweight (54 kg). A RioBotz conquistou também o inédito troféu Best In Show para o Touro Maximus (100kg), eleito — pelos próprios adversários — como o melhor robô da categoria na competição.

 

“Essa foi a maior vitória da história da RioBotz, por dois motivos: fomos campeões na categoria de combate heavyweight —a de maior prestígio no torneio. E porque, nos 36 campeonatos mundiais heavyweight realizados nos EUA, desde 1994, todos os campeões foram dos EUA. Ou seja, é a primeira vez na história da competição de combate que um robô de língua não inglesa vence um mundial”, comemora o professor Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz desde seu início, em 2003.

 

Na categoria fairyweight, o robô Pocket, de 150g, ficou com a prata. Já na middleweight, o robô Touro, de 54kg, venceu a maioria dos combates e era um dos favoritos, pois havia sido ouro na RoboGames (a Olimpíada da Robótica) 2013. Entretanto, devido a problemas no motor elétrico brushless, que estreou nessa competição, ficou com a medalha de bronze. “Testar motores inéditos em combates faz parte do processo de inovação. É arriscado, mas de grande recompensa quando garantem superioridade nos anos subsequentes”, explica Meggiolaro.

 

Pelo histórico da equipe, é certo que a vitória com o novo motor não tardará. 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

Fonte: Approach/Assessoria de Comunicação do Centro Técnico Científico 

 

 

 

 

 

Publicada em: 26/05/2014

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!