Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Professor Carlos Lucena, da Informática, é primeiro "Fellow" brasileiro da Association for Computing Machinery (ACM)


Cerimônia de titulação foi realizada no dia 21 de junho

 

No dia 21 de junho, o professor Carlos José Pereira de Lucena, da Informática, tornou-se o primeiro e único brasileiro a receber o título de Fellow da Association for Computing Machinery (ACM), em cerimônia realizada em San Francisco (EUA). A escolha se deve a contribuições acadêmicas em engenharia de software e sistemas multiagentes, esta última, uma das áreas mais recentes de estudo no mundo e que está diretamente ligada aos desafios da inteligência artificial e da internet das coisas.

 

 Exibição do nome do professor Carlos José Pereira de Lucena durante cerimônia de premiação</STRONG><STRONG> 
 Exibição do nome do professor Carlos José Pereira de Lucena durante cerimônia de premiação 

 

Ser Fellow é para poucos. Casta da ACM, os Fellows correspondem a 1% dos participantes da maior e mais importante sociedade científica e educativa em computação do mundo. Desde 1993, a ACM confere o título àqueles que, durante a sua carreira profissional, realizam pesquisas ou aplicações notáveis na área de computação e tecnologia da informação, sendo reconhecidos como os pesquisadores mais prestigiados da associação.

 

Para Lucena, o título auxilia na promoção do programa de Pós-graduação do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, que já é nota máxima (7) na CAPES desde 2001. O professor integra a ACM há 40 anos, com larga contribuição e reconhecimento mundial.

 

 

Sobre o professor Carlos José Pereira de Lucena:

 

Formou-se em Economia Matemática pela PUC-Rio em 1965. Em 1969, concluiu o Mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo. Em 1974, concluiu o Doutorado em School Of Engineering And Applied Sciences pela University of California (Los Angeles), e, um ano depois, já tinha um pós-doutorado pela IBM Research.

 

Lucena publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos de sua área, além de ser bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A . O professor também é Fellow da Fundação Guggenheim e da TWAS (Academy of Sciences for the Developing World), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e, desde 2010, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT). 

 

Tendo formado mais de 40 doutores e de uma centena de mestres, em seus 41 anos como professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, Lucena reconhece que seu currículo acadêmico pode ter sido preponderante para o novo título: “Formei pesquisadores que estão espalhados pelo mundo, nas melhores universidades e empresas da área de tecnologia. No Brasil, são raras as universidades que não tenham um doutor meu”.

 

Outros 49 profissionais e acadêmicos receberam o título de Fellow junto com Lucena. Profissionais da Boeing, Yahoo, Google, Microsoft Research e acadêmicos de Harvard, MIT, Stanford, University College of London e ETH Zurich, por exemplo, estão entre os premiados este ano.

 

Fonte: Approach/Assessoria de Comunicação do Centro Técnico Científico

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

 

 

 

 

Publicada em: 09/07/2014

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!