Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

A caminho das salas de aula


Sociologia em Movimento, livro didático de autoria de três ex-alunos de Ciências Sociais, é selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático – 2015, do MEC

Sociologia em Movimento foi o primeiro livro didático de Afranio Silva, Rodrigo Pain e Thiago Esteves, todos três ex-alunos de Ciências Sociais, mas já foi selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático – 2015.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

- Quando começamos este trabalho, a ideia de escrever um livro didático de Sociologia já fazia parte dos projetos de alguns de nós havia mais de uma década. Com a formação, há cinco anos, de um grupo de professores atuantes na rede pública e em escolas privadas do estado do Rio de Janeiro, pudemos iniciar o processo de construção coletiva que resultou na obra, conta Rodrigo. Thiago ressalta que a parceria com a Editora Moderna e o contato frequente com os editores, além do debate interno ao grupo, foram fundamentais à concretização do projeto.

 Os autores Afranio Silva, Rodrigo Pain e Thiago Esteves - crédito: divulgação </STRONG><STRONG> 
 Os autores Afranio Silva, Rodrigo Pain e Thiago Esteves - crédito: divulgação  

Para os autores, a Sociologia oferece ferramentas importantes ao entendimento de que a maior parte daquilo que fazemos e dos problemas com o quais lidamos não é determinada pela natureza, mas são hábitos, costumes e crença histórica e socialmente construídos. “Fazemos parte da natureza, somos influenciados por ela, mas, ao mesmo tempo, nos apropriamos dela e a transformamos; nossa vida cotidiana não é orientada apenas por necessidades biológicas, mas por necessidades socialmente construídas, pois definimos diferentes modos de satisfazê-las”, observa Afranio.

- Hoje em dia, com a constante transformação das sociedades, com a velocidade das informações trazidas a partir da revolução tecnológica, e com as novas pautas nas agendas políticas encaminhadas pelos movimentos sociais, a Sociologia ganha destaque nas Ciências Humanas, pois consegue buscar ferramentas teóricas, juntamente com abordagens empíricas para tentar entender a complexa realidade social no qual vivemos, acrescenta.

O livro conta com diversos recursos digitais e interativos ofertados complementarmente no CD - ROM, e também em uma homepage que está sendo criada pelos autores.

Afranio Silva é professor da rede estadual de educação, do Colégio Pedro II e da Escola Parque; Rodrigo Pain é professor da rede estadual de educação, do Colégio de Aplicação da UERJ, da UERJ e da Escola Americana, e Thiago Esteves é professor do CEFET – RJ.

Sobre o livro:

Sociologia em Movimento está subdividido em seis unidades e 15 capítulos. Cada um desses capítulos tem início com a explicitação das habilidades e competências de aprendizagem e com questões motivadoras que orientam os conteúdos didáticos, sempre sob a mediação teórica e metodológica da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política.

Os capítulos também trazem uma Cronologia com fatos e acontecimentos de caráter social, histórico, econômico e/ou filosófico importantes para os conteúdos em análise; Glossário; Atividades (questões, exercícios e propostas de pesquisa); e Indicações de filmes, livros e sites.

Foram incluídas, ainda, seções como Saiba Mais, que traz informações complementares aos temas em foco; e Quem Escreveu Sobre Isso, que apresenta os pensadores (clássicos ou contemporâneos) cujas ideias e reflexões estejam sendo trabalhadas no capítulo. Buscando sempre inovar e ampliar o diálogo com outras áreas das Ciências Humanas, Sociologia em Movimento também apresenta as inéditas seções Instrumento Jurídico e MovimentAção. Essa última convida os alunos a "arregaçar as mangas" e realizar atividades de pesquisa e extensão relacionadas à vida política e sociocultural.

Pela proposta inovadora de articular práticas e saberes de docentes que, sem prejuízo da qualificação acadêmica, atuam diuturnamente na educação básica, Sociologia em Movimento é uma obra que visa a dialogar com professores, estudantes, familiares e outros agentes sociais que perpassam o cotidiano escolar, indo além da sala de aula.

Mais informações sobre o livro podem ser acessadas em:

http://www.moderna.com.br/pnld/obras/sociologia-em-movimento.htm

Uma amostra do livro pode ser acessada em:

http://issuu.com/ed_moderna/docs/vereda-sociologia-amostra

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 05/08/2014

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!