Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Roberto DaMatta: entre os 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes, segundo a "Esglobal"


Antropólogo, Titular do Departamento de Ciências Sociais, figura na seleta lista de 2014 elaborada pela publicação digital espanhola

 

O professor Roberto DaMatta, do Departamento de Ciências Sociais, foi apontado entre os 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes de 2014 pela publicação digital espanhola Esglobal (http://www.esglobal.org/), editada pela Fundación para las Relaciones Internacionales y el Diálogo Exterior (Fride).

 

Mais informações em:

http://www.esglobal.org/los-50-intelectuales-iberoamericanos-mas-influyentes-2014/

 

Sobre o professor Roberto DaMatta:

Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), curso de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional (1960); M.A e Ph.D em, respectivamente, 1969 e 1971, pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976).

É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente, é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé.

Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 02/12/2014

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!