Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Projeto "Non Park", de aluna de Arquitetura e Urbanismo, é um dos cinco vencedores da 25ª edição do concurso Opera Prima


Concurso é a mais importante seleção de projetos de conclusão de curso de arquitetura do Brasil

O Projeto Non Park, de autoria da aluna Manuela Da Silva Ramos Muller, do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientado pelo professor Otavio Leonidio Ribeiro, foi um dos cinco vencedores da 25ª edição do Opera Prima, o mais importante concurso de projetos de conclusão de curso de arquitetura do Brasil.

Segundo Otávio Leonídio, o Non-Park é um proposta inovadora sobre como intervir em um sítio degradado, como o Jardim Gramacho.

- Em vez de propor um desenho convencional para o local, o projeto toma partido das próprias limitações do sítio - por exemplo, o fato de o solo ser instável e passar ainda alguns anos se acomodando - propõe uma rede de elementos infraestruturais (plataformas de concreto, mas também pontos de liberação de gás natural, gerados pelo lixo no subssolo), a partir dos quais poderá ocorrer a ocupação do terreno. Um dado crucial sobre o projeto é o fato de não antecipar o desenho final do parque - daí o título, 'não-parque'; ao contrário, o desenho final será consequência de uma ocupação paulatina, inprevisível, expontânea, explica o orientador.

Leonidio julga o concurso como o mais importante de trabalhos de conclusão de curso de arquitetura: "Ele constitui uma oportunidade única para avaliar a produção das escolas no Brasil. Os projetos vencedores este ano me parecem muito bons, e indicam a pauta das escolas onde os trabalhos foram desenvolvidos", analisa.

Entre 25 finalistas, extraídos de 385 indicações advindas de escolas de arquitetura e urbanismo, os cinco trabalhos vencedores foram selecionados – sem ordem classificatória – pela comissão julgadora nacional, composta pelos arquitetos Carlos Fernando Pontual, César Dorfmann, Jô Vasconcellos e Marcio Kogan.

O Opera Prima é promovido pela revista PROJETOdesign. A participação na 25ª edição foi aberta a alunos que desenvolveram seu trabalho final de graduação e concluíram o curso de Arquitetura e Urbanismo no ano de 2013, em cursos brasileiros devidamente autorizados pelo Ministério da Educação – MEC.

Agora, os projetos finalistas estão submetidos a voto popular para concorrer ao Prêmio Cebrace Escolha do Público. A votação vai ser realizada até o dia 31 de março pelo site http://arcoweb.com.br/operaprima/ e pelo portal ARCOweb.

Os resultados finais do Opera Prima e do #ImagineComVidro - prêmio especial para os trabalhos que demonstrarem uso criativo do vidro, a ata oficial de julgamento e os detalhes dos projetos vencedores serão publicados na edição de abril da revista PROJETOdesign e no site oficial do concurso.


 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

 

Publicada em: 23/03/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!