Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Marco Antonio Casanova, da Informática, toma posse como Professor Titular da Universidade


Aula Magistral, ministrada em 24 de março de 2015, abordou o tema Contribuições à Especificação Formal de Bancos de Dados

 

Motivações distintas, mas com o mesmo desafio técnico. A principal conclusão da comparação entre resultados obtidos em especificações formais de bancos de dados realizadas nos anos de 1984 e de 2010. Deste tema tratou a Aula Magistral Contribuições à Especificação Formal de Bancos de Dados, ministrada, ontem, pelo professor Marco Antonio Casanova, quando de sua posse como Titular da Universidade, em Sessão Solene do Conselho Universitário.

- Em 35 anos de carreira, há muitos assuntos a falar. Optei, então, por abordar dois resultados específicos, que geraram uma interessante convergência técnica dentro de um tema abrangente como bancos de dados, esclarece Casanova.

 O professor Casanova durante sua Aula Magistral - Crédito: Pedro Myguel Vieira - Projeto Comunicar</STRONG><STRONG> 
 O professor Casanova durante sua Aula Magistral - Crédito: Pedro Myguel Vieira - Projeto Comunicar 

Segundo o professor, nesses quase trinta anos de intervalo entre os dois resultados escolhidos, as principais mudanças na área foram a diversificação dos bancos de dados, o aumento do volume de dados tratados e o advento da Web.

- Em 1984, a motivação para a especificação era projetar bancos de dados relacionais; em 2010, passou a ser projetá-los para serem acessados via Web. Em minha aula, procurei demonstrar, tecnicamente, que, embora as motivações fossem completamente diferentes, o desafio técnico foi o mesmo, conclui.

A Aula Magistral do professor Casanova está disponível em: www.inf.puc-rio.br/~casanova

 

Sobre o professor Marco Antonio Casanova:

Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Obteve o Mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (1976) e Mestrado (1978) e Doutorado (1979) em Matemática Aplicada pela Harvard University. Foi Coordenador de Pós-Graduação (2005-2007) e Diretor (2007-2011) do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atualmente ocupa a posição de Professor Titular. Em julho de 2012, assumiu a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Fonte: Plataforma Lattes (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787633A9)

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 25/03/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!