Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Após Opera Prima, projeto "Non Park", de Arquitetura e Urbanismo, vence Prêmio Cebrace Escolha do Público


Vitória foi conquistada com mais de 22 mil votos

 

Após ser um dos cinco vencedores da 25ª edição do concurso Opera Prima, o projeto Non Park, de autoria da aluna Manuela Da Silva Ramos Muller, e orientação do professor Otávio Leonídio Ribeiro, do curso de Arquitetura e Urbanismo, vence o Prêmio Cebrace Escolha do Público, com mais de 22 mil votos.

O resultado foi divulgado durante a cerimônia oficial de entrega dos prêmios do Opera Prima, no dia 7 de abril. A votação popular foi realizada entre os dias 3 e 31 de março, pelo site oficial do concurso e pelo portal ARCOweb. Nesta categoria, concorreram os cinco vencedores do Opera Prima.

Otávio Leonídio explica que o Non-Park é um proposta inovadora sobre como intervir em um sítio degradado, como o Jardim Gramacho.

- Em vez de propor um desenho convencional para o local, o projeto toma partido das próprias limitações do sítio - por exemplo, o fato de o solo ser instável e passar ainda alguns anos se acomodando - propõe uma rede de elementos infraestruturais (plataformas de concreto, mas também pontos de liberação de gás natural, gerados pelo lixo no subssolo), a partir dos quais poderá ocorrer a ocupação do terreno. Um dado crucial sobre o projeto é o fato de não antecipar o desenho final do parque - daí o título, 'não-parque'; ao contrário, o desenho final será consequência de uma ocupação paulatina, inprevisível, expontânea, explica o orientador.

Também empolgado com a expressiva votação obtida pelo projeto no Prêmio Cebrace, Leonídio julga o Opera Prima como o mais importante concurso de trabalhos de conclusão de curso de arquitetura: "Ele constitui uma oportunidade única para avaliar a produção das escolas no Brasil. Os projetos vencedores este ano me parecem muito bons, e indicam a pauta das escolas onde os trabalhos foram desenvolvidos".

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

 

 

Publicada em: 09/04/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!