Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Ouro triplo, touro tetra


Riobotz/PUC-Rio quebra paradigmas, arrasa adversários e conquista três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze na Olímpíada dos Robôs, a RoboGames


Equipe RioBotz PUC-Rio
A consagrada equipe da Riobotz/Puc-Rio - Foto: divulgação


Mais uma vez, a equipe RioBotz/PUC-Rio faz história na história da RoboGames, a Olimpíada dos Robôs. Em sua 11ª edição, realizada de 3 a 6 de abril, na Califórnia/EUA, a Riobotz conquistou duas de suas três medalhas de ouro após sair invicta em todas as lutas que disputou nas duas categorias de combate de maior prestígio da competição: na heavyweight (100 kg), com o Touro Maximus, e na middleweight (55 kg), com o Touro, que conquistou o tetracampeonato (2007-2011-2013-2015) com a vitória.

Segundo Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da equipe e professor da Engenharia Mecânica, é a primeira vez, na RoboGames, que a categoria heavyweight não é ganha por norte-americanos, e a primeira vez que a vitória é de uma equipe universitária. 

Sem nunca se dar por satisfeita, a equipe da PUC-Rio ainda voltou para o Brasil com outras quatro medalhas: mais uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. Entre os robôs movidos a energia solar, a equipe trouxe seu terceiro ouro e uma medalha de prata: o robô Invictus foi campeão na categoria Beam Photovore e o Apollo vice na categoria Beam Speeder. Os humanoides conquistaram dois bronzes: o robô Usain Volt, na categoria corrida, e o Spider Volt na disputa de sumô. 

“É algo gigantesco. A nossa vitória é fruto de muito trabalho, esforço, seriedade e dedicação dos participantes”, empolga-se, mais uma vez, Marco Antonio Meggiolaro.

A conquista na RoboGames foi noticiada no Jornal Nacional do dia 13/04/2015, que pode ser acessada no endereço: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/robo-criado-por-universitarios-brasileiros-e-campeao-em-competicao-internacional/4107614/

 

Sobre a Riobotz:

A RioBotz participa da RoboGames desde 2006 e nunca voltou sem medalhas. Nas nove edições em que esteve presente, já contabilizou 42 delas. A equipe tem tanto prestígio na competição, que seu tutorial para construção de robôs está na capa do site da RoboGames (http://robogames.net).

 

Fonte: Approach/Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 15/04/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!