Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Intercâmbio de experiências na formação de docentes


Participando do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, do MEC, Pibid/PUC-Rio recebe professor uruguaio para conhecer práticas de ensino na Universidade e nas escolas

 

Selecionado pelo MEC, em 2014, para participar do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI -, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/PUC-Rio, recebe, esta semana, a visita do professor Aurel Cardozo Sosa, do Consejo de Formación en Educación, do Uruguai.

Durante toda a semana, o professor conheceu as práticas do ensino da docência e do ensino a distância na Universidade, vivenciou os projetos sediados nas escolas parceiras e visitou institutos culturais e exposições em cartaz no Rio de Janeiro. No dia 11 de maio, participou de colóquio abordando a formação de professores em ambos os países.

 O professor Aurel Cardozo </STRONG>Sosa em visita a uma das escolas parceiras - crédito: divulgação<STRONG> 
O professor Aurel Cardozo Sosa em visita a uma das escolas parceiras - crédito: divulgação 

- O Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes tem como objetivo promover a troca de experiências exitosas em diferentes dimensões educacionais, explica a professora Maria Rita Passeri Salomão, coordenadora do Pibid/PUC-Rio. São contempladas as dimensões avaliação, ensino-aprendizagem, formação de professores, desenvolvimento profissional, entre outras.

No contexto do programa da PUC, o uruguaio é o segundo professor a realizar o intercâmbio. Em dezembro de 2014, a coordenadora do subprojeto de Letras – Português na Universidade, professora Beatriz Barreto, participou de uma semana de intensa programação no Uruguai junto a um grupo de professores oriundos da Espanha, Costa Rica, Cuba, Equador, Colômbia e Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo). Os docentes tiveram a oportunidade de conhecer as instituições do Conselho de Educação Inicial e Primária (CEIP) e as instituições do Conselho de Educação Secundária.

 A professora Beatriz Barreto, atrás, à esquerda, </STRONG>junto a grupo de docentes multinacional: uma semana para reflexão sobre formação cidadã e inclusão - crédito: divulgação <STRONG>
A professora Beatriz Barreto, atrás, à esquerda, junto a grupo de docentes multinacional: uma semana para reflexão sobre formação cidadã e inclusão - crédito: divulgação 

- Também fomos apresentados a aspectos relevantes da implementação do Plan de Tránsito entre os ciclos educativos do território uruguaio (Codicen) e conhecemos as instituições, modalidades e dispositivos educativos para meninos e meninas da primeira infância – período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade – sempre com o compartilhamento de reflexões e experiências entre os participantes, conta a professora Beatriz.

Ela acrescenta que professores, gestores e alunos uruguaios dividiram com os visitantes estrangeiros uma extensa gama de projetos educacionais e propostas pedagógicas com estratégias de inclusão, que incluíram visitas a estabelecimentos de ensino, precedidas da apresentação de informações relevantes para a compreensão do que estava sendo realizado em cada uma das instituições.

- A programação teve o mérito de apresentar uma visão da concepção de educação no país e do funcionamento do sistema de ensino uruguaio, mas, principalmente, de envolver a todos em um compromisso sério de reflexão acerca da importância da formação do cidadão para atuar na contemporaneidade e, em especial, sobre a relevância da educação inclusiva, avalia.

A participação do Pibid/PUC-Rio no programa de mobilidade do MEC foi estendida pelo ministério, que ofereceu à Universidade a possibilidade de indicar mais um docente. “Desta vez, a oportunidade será do professor Luís Alberto Bastos Cabral, supervisor do subprojeto de Filosofia no Colégio Estadual Visconde de Cairu, que certamente trará ao intercâmbio de experiências um novo olhar”, comemora a coordenadora Maria Rita.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 14/05/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!