Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Avalanche de vitórias


Alunos da Engenharia Civil vencem competição internacional Rockbowl, uma disputa de perguntas e respostas sobre Mecânica das Rochas que envolveu seis países

 

A equipe formada pelos alunos Rui Francisco Cruz, Dalma Arrieta, Daniel Melo, da Engenharia Civil da PUC-Rio, e Marvin de Freitas, da UFRGS, venceu a competição RockBowl, realizada em maio, durante o International Congress on Rock Mechanics - Montreal, Canadá.  E o segundo lugar também ficou com equipe da PUC - Ana Maria Valverde, Tairon Galvão, Yohn Garzon e José Eduardo Leverenz.

Idealizado e organizado pela diretoria e membros do grupo jovem do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR), o RockBowl é um jogo de perguntas e respostas, que desafia estudantes universitários de geotecnia. Foi disputado pela primeira vez em Goiânia, em setembro de 2014, durante simpósio da Sociedade Brasileira de Mecânica das Rochas.

- O jogo foi acompanhado por membros do Conselho da ISRM (International Society for Rock Mechanics) presentes no simpósio, inclusive pela presidente da Associação Internacional Xia-Ting Feng, conta o professor Sergio Fontoura, da Civil, presidente do CBMR e novo vice-presidente da ISRM. “O sucesso foi tamanho que a ISMR solicitou ao CBMR que organizasse uma segunda edição para Montreal. Foi uma satisfação muito grande ver que a iniciativa foi tão bem recebida”, comemora.

Para essa versão do RockBowl, as equipes foram inscritas por países, cabendo a cada grupo nacional da ISRM selecionar seus membros. A competição foi realizada entre seis equipes, sendo duas do Brasil, uma da China, uma da África do Sul, uma do Canadá e uma da Coréia do Sul. Foram formados dois grupos de três equipes cada e o vendedor de cada grupo foi para a final.

- A disputa foi financiada pelas empresas Geobrugg e Handai Blasting, da China, sendo que parte dos alunos que estiveram no Canadá havia integrado a equipe vencedora em Goiânia, tendo recebido, como prêmio, a viagem a Montreal, lembra Fontoura.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 27/05/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!