Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

De malas prontas para a Alemanha


Aluna do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental é selecionada para escola de Verão da Universidade de Colônia

 

 

A aluna Ana Carolina João, do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental foi selecionada para cursar a escola de verão da Universidade de Colônia, Alemanha.

 

Referência na área ambiental, a Universidade de Colônia desenvolveu seu próprio plano de gerenciamento de resíduos; a pesquisa realizada vem ao encontro das necessidades da aluna, que tem como projeto de dissertação a aplicação desse gerenciamento na Universidade.

 

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Vice-Reitoria Acadêmica, Ana Carolina fala sobre a seleção e suas expectativas.

 

Como soube da escola de verão e qual foi sua motivação ao se inscrever?

 

Ana Carolina João - Sou aluna do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade. Esse mestrado tem um convênio com a Universidade de Braunschweig, na Alemanha, e as aulas são ministradas em módulos, onde metade de cada módulo é ministrada por um professor da PUC e a outra metade por um professor da Alemanha. 

 

Minha tese de dissertação será sobre gerenciamento de resíduos sólidos, especificamente em universidades. Como sei que a Alemanha é referência em sustentabilidade ambiental nas mais diversas áreas, e principalmente na área de resíduos, conversei com o professor Klaus Fricke, do programa, com o intuito de pesquisar, naquele país, como é feita a gestão dos resíduos em universidades. O professor me indicou a Universidade de Colônia, dizendo ser esta referência no assunto.

 

Coincidentemente, na mesma semana, recebi um e-mail da secretaria do curso do mestrado, referente à vaga publicada pela Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) para o programa de Summer School, justamente na Universidade de Colônia. Obviamente, me inscrevi no mesmo instante e, para minha felicidade, passei nas duas etapas. 

 

A Universidade de Colônia tem uma longa tradição acadêmica, tendo sido fundada em 1388, fechada em 1798, sob o regime Francês, e reinaugurada em 1919, como universidade municipal. A Universidade de Colônia tem um perfil interdisciplinar no ensino e pesquisa e uma densa rede de cooperações internacionais. É considerada uma universidade de excelência, pela Fundação Alemã para pesquisa científica (DFG).

 

Como acha que a escola de verão irá beneficiar seus estudos de mestrado?

 

 

Ana Carolina - O programa de Summer School tem como tema Estudos Ambientais: Cidades Sustentáveis, ou seja, o tema está alinhado com a área de estudo do mestrado que estou cursando. De acordo com a programação de aulas, serão abordadas as temáticas de gerenciamento de resíduos, transportes públicos, áreas verdes urbanas e resiliência climática.

 

O programa do curso inclui ainda visitas a campo, onde poderemos conhecer pessoalmente as iniciativas sustentáveis aplicadas. Portanto, poderei ver, na prática, conteúdos que me foram apresentados em sala de aula. Interagir diretamente com os alemães acrescentará muito não só ao meu desempenho acadêmico como ao desenvolvimento profissional. Pretendo aproveitar e pesquisar especificamente sobre o meu tema de trabalho, gerenciamento de resíduos, descobrir como a Universidade de Colônia desenvolveu seu plano de gerenciamento de resíduos e, quem sabe, aplicar as metodologias aqui no Brasil.

 

 

Já tem um tema para a sua dissertação?

 

Ana Carolina - A minha dissertação versará sobre a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos em universidades e o estudo de caso será com a PUC-Rio, mas ainda não tenho um título definido.

 

 

Sobre a aluna:

 

Formada em Geografia, com ênfase em Questões Ambientais, pela PUC-Rio, Ana Carolina João cursa o Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental do departamento de Engenharia Civil da PUC Rio, realizado em parceria com a Universidade de Braunschweig, da Alemanha. Trabalhou, em 2011, em uma empresa prestadora de serviços em gerenciamento de resíduos para grandes geradores, e, em 2012, como voluntária no Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. No mesmo ano, foi contratada para o quadro efetivo da Universidade e, em 2013, convidada a assumir a coordenação de projetos ambientais do Núcleo.

 

Em agosto de 2014, ingressou no Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, onde atualmente trabalha sob orientação do professor Tácio Mauro de Campos, no diagnóstico dos resíduos gerados pela PUC-Rio e na elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos para a Universidade. Também atua como consultora em gerenciamento de resíduos, associada ao grupo Carpe Projetos Socioambientais. 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 11/06/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!