>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Ministro das Comunicações lamenta morte do professor Luiz Fernando Gomes Soares

Missa de 7º Dia será celebrada em 16 de setembro, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio

 

A morte do professor Luiz Fernando Gomes Soares, Titular do Departamento de Informática da PUC-Rio, repercutiu por toda a comunidade científica brasileira e a mídia. Pesquisador de reconhecida excelência, conceito 1-A pelo CNPq, conquistou projeção nacional e internacional, nos últimos anos, por ser criador do Ginga NCL, o middleware oficial do Sistema Brasileiro de TV Digital. Inovação 100% nacional, o Ginga proporciona interatividade, sincronização de mídias, facilidades de acesso por dispositivos móveis, além de vários recursos sequer imaginados pelos outros padrões existentes.

Em nota, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, declarou ter sido o pesquisador “uma referência para todos os integrantes da academia brasileira que acreditam na inovação como elemento de inclusão social e democratização do acesso aos meios de comunicação. Em sua carreira, seus principais trabalhos sempre perseguiram este objetivo, visando incluir a maior parcela do povo brasileiro nos serviços de tecnologia da informação e da televisão digital. Nos últimos quinze anos, dedicou sua carreira vitoriosa à bandeira da disseminação do middleware Ginga NCL, que criou ao lado de outros pesquisadores brasileiros e que é padrão internacional remendado pela União Internacional das Telecomunicações”.

No texto, o ministro afirmou ainda que, no momento de desligamento da TV analógica e entrada definitiva na era digital, a memória do pesquisador ajudará a buscar a melhor solução de inclusão digital possibilitada pela inovação. “Em breve, o Ginga e as aplicações desenvolvidas em sua base estarão em pelo menos 14 milhões de televisores dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa é a melhor maneira que o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, as empresas e a sociedade brasileira podem homenagear a memória desse grande brasileiro, que deixa um legado inestimável para a área das comunicações de nosso País”.

Como professor e pesquisador, Luiz Fernando Gomes Soares publicou cerca de 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de mestrado e doutorado. Integrava o Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003.

 
 O professor Luiz Fernando Gomes Soares durante palestra na Rio Info - Reprodução/Rio Info</STRONG><STRONG> 
 O professor Luiz Fernando Gomes Soares durante palestra na Rio Info - Reprodução/Rio Info 

Considerado uma das maiores autoridades na área de TV Digital, Luiz Fernando lecionava na PUC-Rio há 36 anos, e conduzia estudos em sistemas hipermídia há mais de duas décadas. Nos últimos 15 anos, suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

A criação do Ginga garantiu ao professor o Prêmio ASSESPRO 2008, como Personalidade do Ano, assim como os prêmios Cientistas do Nosso Estado – Pesquisador Inovador no ano de 2005, e o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação em 2006.

Luiz Fernando cursou graduação e mestrado em Engenharia Elétrica, e doutorado em Informática pela PUC-Rio; realizou pós-doutorado pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications.

A missa de 7º Dia será celebrada na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica


Repercussão na comunidade científica:

"Olímpio José Franco, Presidente da SET: 'O Ginga não seria possível sem a participação do Luiz Fernando. Com seu falecimento, as comunidades acadêmicas brasileira e mundial perdem uma figura que contribuiu com avanços notáveis no campo da TV digital.'

"José Munhoz, Diretor Executivo da SET: 'É uma perda irreparável para a ciência brasileira. Ele teve uma importância substancial na estruturação do padrão brasileiro de TV digital, liderando a comunidade acadêmica nas discussões e no processo de decisão sobre este padrão. O resultado foi inovador e colocou o Brasil na vanguarda tecnológica em TV digital, com um sistema admirado no mundo todo'.

"Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD: 'Uma figura doce, ativo e sempre disponível, que se tornava combativo quando se tratava de defender a academia e o conhecimento brasileiro. Luiz Fernando além de um dos autores do Ginga, foi um dos seus principais disseminadores, levando uma criação brasileira a se tornar um padrão mundial. Tudo isso em código aberto, uma das suas grandes bandeiras. Sem dúvida será uma perda insubstituível ao Fórum Brasileiro de Televisão Digital e a Academia Brasileira, pois Luiz Fernando era de fato o que pode se chamar de mestre'.

"Guido Lemos, professor da UFPB e membro do Conselho Deliberativo (Fórum SBTVD): 'O Luiz Fernando era como um pai para mim, foi meu orientador, uma pessoa que viveu para trabalhar para os outros…'

"Ana Eliza Faria e Silva, vice-coordenadora do Módulo de Mercado (Fórum SBTVD): 'Fico triste com esse falecimento repentino. O Luiz Fernando era uma pessoa muito capaz, muito inteligente e estava supercomprometido com todo o processo de interatividade da TV digital. Era um profissional que se entregava ao trabalho, se comprometia e prestou uma enorme contribuição.'

"André Barbosa, membro do Conselho Deliberativo (Fórum SBTVD): 'O Luiz Fernando era considerado um dos maiores nomes no estudo da TV digital no mundo, especialidade dele na questão do middleware. Era o principal nome na PUC do Rio no desenvolvimento de linguagens de computação no mundo. Principalmente na questão de inovação. Tinha um trabalho de oferecer a sociedade na luta contra a exploração. Trabalhou em vários projetos, todos de software livre. Criou várias comunidades Ginga. É uma perda irreparável para o Brasil, para a ciência da computação. É muito grande a falta que ele vai fazer. Algumas pessoas são insubstituíveis e o Luiz Fernando era uma delas.'

"Paulo Henrique Castro, coordenador do Módulo Técnico (Fórum SBTVD): 'Uma perda irreparável para o Brasil e para a comunidade científica e acadêmica. O Luiz Fernando foi meu professor e incentivador, devo muito a ele. Foi autor de livros importantes na nossa área. Todos nós sentimos muito a sua perda.'"

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no site da Sociedade Brasileira de Computação:

"É com imenso pesar que comunicamos que o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, faleceu [...] em decorrência de um infarto.

"Pioneiro na área de Redes de Computadores e TV Digital, com trabalhos de enorme reconhecimento nacional e internacional. Orientador de diversos pesquisadores, vice-presidente e Conselheiro da nossa Sociedade, o Prof. Luiz Fernando deixa um legado ímpar em nossa comunidade e na SBC. Seu trabalho como cientista e sua atuação contínua junto à SBC, Capes e CNPq muito contribuíram para elevar a qualidade do Ensino e da Pesquisa da Computação Brasileira[...].

"Lisandro Granville

Presidente da SBC

"Thais Vasconcelos Batista

Vice-Presidente da SBC"

 

 

» Repercussão na mídia:

09/09/2015: Jornal da PUC
http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4124&sid=29#.VfMZvxHBzRZ

09/09/15: Site O Globo
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: SBT Brasil
Morre Professor Luiz Fernando Gomes Soares

09/09/15: Site SBT Brasil
Morre Professor Luiz Fernando Gomes Soares

09/09/15: SBC
Nota de falecimento do professor Luiz Fernando Gomes Soares

09/09/15: Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital terrestre
Comunicado de falecimento do professor Luiz Fernando Gomes Soares, criador do Ging-NCL e cientista emérito

09/09/15: Convergência Digital
TV digital: Morre Luiz Fernando Gomes Soares, o 'pai' do Ginga

09/09/15: Tele Síntese
Minicom divulga nota de pesar pelo criador do Ginga

09/09/15: Ginga DF
Nota de falecimento do professor Luiz Fernando Gomes Soares, criador do Ging-NCL e cientista emérito

09/09/15: Giz Modo Uol
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de tvs digitais ginga

09/09/15: Tech News
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: All News
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: Ibero américa
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: Pinterest
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: Cidades do meu Brasil
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: google + sociedade Brasileira de Computação
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

09/09/15: Feed
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Mais Digital
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: ExpoNews
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Blog Sistema 12
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Assuntando
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Just True News
TECNOLOGIA – Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Informatizado
Morre criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Remove Wat
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

09/09/15: Tela Viva
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Jornal GGN
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Ginga
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga-NCL e cientista emérito

09/09/15: Liberdade
Morre o Rio o Professor e cientista Luiz Fernando

09/09/15: Extra time
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Trivela
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Tecnologia Uol
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Planeta Osasco
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Twitter GIZ MODO (5 inserções)
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Scoopnest
Morre Professor Luiz Fernando Soares criador do Ginga

09/09/15: Twitter Giz Modo Uol (6 inserções)
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de tvs digitais ginga

09/09/15: Twitter (9 inserções)
Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de tvs digitais ginga

Publicada em: 11/09/2015


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!