Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Biblioteca Central quer ampliar uso de livros eletrônicos na Universidade


Versáteis, acessíveis e ecologicamente corretos, os ebooks são prioridade nas aquisições atuais

 

Os livros eletrônicos têm inúmeras vantagens. A principal é usá-los. Há cerca de três anos, a Biblioteca Central da Universidade busca sensibilizar os professores a aderir ao formato nas indicações  bibliográficas de suas disciplinas. “Apesar de não ser uma cultura recente, ainda existe resistência, muitos preferem os livros de papel”, assinala a Diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação, Dolores Rodriguez Perez.

A primeira experiência da Biblioteca foi com a assinatura de periódicos eletrônicos em 2002. Em 2003, passou a assinar a base multidisciplinar de livros eletrônicos Ebrary:

- Entretanto, somente há pouco tempo, os editores começaram a comercializar os livros eletrônicos individualmente e passamos a adquiri-los dessa forma também, o que pode estimular a demanda de títulos pelos docentes, explica Dolores.

Segundo a diretora, pela via eletrônica, consegue-se ampliar a difusão do conhecimento, já que se obtém o conteúdo a partir de qualquer local e a qualquer hora, através de acesso remoto feito com senha cadastrada na Biblioteca Central. “Muitas vezes, inclusive, esse acesso pode ser feito multiusuário. E não custa lembrar que os livros digitais não são passíveis de danos e desgaste, não impactam o meio ambiente e otimizam o espaço físico da biblioteca”, comenta. 

 
 A diretora consulta  a base multidisciplinar Ebrary - crédito: Renata Ratton/Vrac</STRONG><STRONG> 
 A diretora consulta  a base multidisciplinar Ebrary - crédito: Renata Ratton/Vrac 

De acordo com a Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento da DBD, Mônica de Oliveira, os tipos de acesso variam de acordo com o modelo de negócios oferecido pelos editores. “Há compra perpétua ou assinatura. Dentro da compra perpétua, os títulos podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes fechados. As opções são muito variadas e a DBD tem que considerar as formas que mais beneficiem a comunidade da PUC-Rio”, salienta a coordenadora.

O Supervisor da Seção de Desenvolvimento de Coleções e Aquisição, Carlos Eduardo Amorim, destaca as funcionalidades dos livros eletrônicos – pesquisas de referência cruzada, marcações, anotações, hiperlinks...

- Na base de dados Ebrary, por exemplo, é possível fazer o download do livro na íntegra, por 14 dias, com possibilidade de renovação. Em alguns casos, é possível baixar capítulos. São liberadas, também, a impressão e a cópia de até 30 páginas.

Praticamente todas as áreas de conhecimento estão contempladas pelos ebooks. Um exemplo recente foi a compra feita para o curso de graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, de 38 títulos da bibliografia básica e complementar. “No entanto, o conteúdo de Nanotecnologia dessa base é muito maior, ela tem uma vasta bibliografia de apoio”, assinala Carlos Eduardo.

A Biblioteca Central tem, em paralelo, uma programação semestral de treinamentos e difusão de suas bases de dados. Muitos livros eletrônicos são autoexplicativos, mas há algumas funcionalidades que podem não ser claras. “A programação e está disponível no site, mas atendimentos específicos podem ser solicitados a todo tempo”, informa Dolores.

Carlos Eduardo acrescenta que, embora cada editor possua sua plataforma de busca, a Biblioteca conta com uma ferramenta de pesquisa integrada, em que a consulta é feita, simultaneamente, no catálogo – itens impressos, nas bases de dados disponíveis - Portal CAPES e assinadas pela Biblioteca-  e no acesso aberto, em fontes confiáveis e de interesse à comunidade PUC-Rio, previamente selecionadas.

A Biblioteca Central tem em seu acervo de livros eletrônicos: títulos da Editora PUC; compras perpétuas de títulos avulsos e da série Computer Science (incluindo as Lecture Notes in Computer Science) dos anos de 2011 -800 títulos- e 2012 -907 títulos- adquiridos com a editora Springer.  Disponibiliza acesso, via assinatura, aos títulos da base de e-books Ebrary Academic Complete: Conteúdo Internacional - 124.178 títulos, que possibilita acessar duas outras bases:  Elibro Cátedra -73.427 títulos; Elivro Português - 4.281 títulos.

- Já estamos executando o quarto projeto de atualização de acervos, com o financiamento da Faperj, e estamos sempre abertos a indicações dos professores e departamentos para a aquisição de livros; tem sido política da DBD para toda a indicação de livro, principalmente os estrangeiros, dar preferência à aquisição do formato eletrônico e é essa conscientização que buscamos promover junto aos professores, destaca a diretora.

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 25/09/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!