Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Maria Clara Bingemer, Titular da Teologia


Para ela, titularidade reforça compromisso com a Universidade

Com Aula Magna intitulada Deus na Contemporaneidade, ministrada durante sessão solene do Conselho Universitário, a professora Maria Clara Lucchetti Bingemer, do Departamento de Teologia e vice-decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), tomou posse ontem como professora titular da PUC-Rio.

Para Maria Clara, a nomeação enfatiza a convicção de que a teologia deve estar ligada à sociedade e conectada às demais áreas do saber e a titularidade reforça seu compromisso com a Universidade.

 

Sobre a professora Maria Clara Bingemer:

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). É Professora Titular no Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Durante dez anos, dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da mesma Universidade. Durante quatro anos, foi avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante seis anos, foi decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Deus, alteridade, mulher, violencia e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil. Atualmente seus estudos e pesquisas vão primordialmente na direção do pensamento e escritos de místicos contemporâneos e da interface entre Teologia e Literatura.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da PUC-Rio

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 20/10/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!