Agência divulgou resultado no dia 5 de novembro
Com o projeto Teacher training under two perspectives: England and Brazil, a professora Hermengarda Alves Lüdke, do Departamento de Educação, foi a única pesquisadora selecionada pela Capes para participar do programa Cátedra Instituto de Educação da Universidade de Londres – Anísio Teixeira.
A cátedra tem como objetivo enviar pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas ao IOE, proporcionando ambiente propício para permitir o desenvolvimento do estudo acadêmico na área de educação, com prioridade para a área de tecnologia aplicada à educação.
O programa tem duração de quatro a 12 meses. A iniciativa é fruto da parceria entre a Capes e o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE).
Sobre a professora Hermengarda Lüdke:
Possui Licenciatura em Filosofia pela USP, doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris X, pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e Instituto de Educação da Universidade de Londres. Pesquisadora convidada: Universidade Jules Verne, Amiens, França; INRP, Lyon, França e Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge. Professora titular da PUC-Rio e da Universidade Católica de Petrópolis, UCP. Experiência de pesquisa na área de educação, sobre problemas da formação, pesquisa e profissão docentes, socialização profissional de professores e avaliação escolar.
Coordena o GEProf (Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente), com estudantes de pós-graduação e graduação da PUC-Rio e da UCP, estudando, no momento, os problemas do estágio supervisionado como um dos aspectos mais frágeis na formação de professores, com bolsa do CNPq - Nível 1A. (Fonte: Plataforma Lattes)
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica