Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Com o pé direito


Calouros da RioBotz/PUC-Rio conquistam medalha de prata na Summer Challenge 2015, maior competição nacional de combate de robôs, com o robô Touro Light

 

O robô Touro Light, da RioBotz/PUC-Rio, acaba de conquistar a medalha de prata na categoria Lightweight, a principal da Summer Challenge 2015, competição nacional de combate de robôs, realizada de 29 de outubro a 2 de novembro, na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

“O Touro Light não ganhava uma medalha há dois anos. A prata nos deu uma enorme sensação de vitória e os alunos estão todos de parabéns”, comemora o coordenador da equipe, professor Marco Antônio Meggiolaro, da Engenharia Mecânica,lembrando que, desta competição, participaram muitos alunos recém-admitidos.

- Estamos impressionados com o desempenho dos estudantes, pois a maior vitória foi ver uma equipe de calouros amadurecer tanto em quatro dias. Vamos com força total e renovados para a RoboGames 2016 em abril”, diz ele, referindo-se à competição mundial de robôs de combate disputada anualmente na Califórnia, EUA, na qual a Riobotz já fez história em muitos anos disputados.

De acordo com Meggiolaro, já estão em estudo para a RoboGames novos projetos para robôs mais leves, como o Touro Light, Touro Feather e Touro Jr, com inovações inéditas no Brasil e com motores brushless (sem escova), tecnologia inovadora que a RioBotz já usa em robôs de categorias mais pesadas, de 54kg e 100kg, desde 2013, de forma pioneira no mundo.

- Fomos a primeira equipe brasileira a fazer robôs com tambor. Os primeiros a usar motores brushless, muito mais potentes e difíceis de controlar. Os primeiros a conseguir que os robôs voltassem à posição inicial sozinhos, depois de capotarem. Qualquer componente que descobrimos, em menos de seis meses já está em muitos robôs adversários. Acabamos criando adversários excepcionais, mas, ao mesmo tempo, gerando um grande respeito pela PUC e a RioBotz no mundo todo”, sublinha Meggiolaro.

Fonte: Approach/Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 06/11/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!