Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

"Projeto Octopus", da Engenharia Elétrica, é vencedor do Prêmio Santander – Categoria Ciência e Inovação


Cerimônia de premiação foi realizada no dia 19 de novembro, em São Paulo

 

O projeto Octopus - sistema integrado de gerência de reservatórios (Petrobras/Rede Siger/PUC-Rio), coordenado pelo professor Marco Aurélio Pacheco, do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, da Engenharia Elétrica, é vencedor do Prêmio Santander, categoria Ciência e Inovação. O resultado foi conhecido nesta tarde do dia 19 de novembro.

Já em uso na Petrobras, o Octopus se apresenta como um ambiente de gestão integrada para a área de exploração e produção (E&P). Ao reunir todos os dados geológicos e de E&P, utilizando inteligência computacional e simulação numérica — como técnicas tradicionais e sofisticadas de injeção — para o processamento de modelos de reservatórios de qualquer tamanho e complexidade, o sistema facilita a tomada de decisões estratégicas e revela-se essencial para lidar com as particularidades encontradas nos campos de pré-sal.

 

 
</STRONG><STRONG> 
 

 

 

Dos mais de 23 mil projetos inscritos em quatro categorias, apenas 55 chegaram à final, representando os estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mais informações no site  www.santander.com.br/universidades e na fanpage do Santander Universidades www.facebook.com/santanderuniversidades.

 

 

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

Publicada em: 19/11/2015

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!