Alunos vencedores participaram de cerimônia realizada no Conselho Universitário
Na manhã desta quinta-feira, 10 de dezembro, alunos da História, do Direito, de Desenho Industrial e de Ciências Biológicas participaram da cerimônia de entrega dos prêmios do concurso Rio de Janeiro: 450 anos.
Promovido pela Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos e voltado a alunos de graduação, regularmente matriculados, o concurso recebeu dezenas de trabalhos inéditos contemplando todas as dimensões de produção acadêmica.
Como o objetivo do concurso foi o de associar a Universidade à cidade pela produção do saber, fez-se necessário que os trabalhos contemplassem temas de relevância para o conhecimento da cidade do Rio de janeiro, de algum de seus aspectos, problemas e potencialidades.
O Vice-Reitor da PUC-Rio, e Reitor em exercício, padre Francisco Ivern Simó, S.J, abriu a cerimônia destacando que a PUC-Rio foi a universidade que mais produziu trabalhos sobre os 450 anos e tem fortes laços com o Rio de Janeiro. Destacou ainda a relevante atuação da Universidade na cidade, inclusive junto às comunidades. Padre Ivern também mencionou o fato de a Companhia de Jesus estar sempre presente na história da cidade do Rio de Janeiro.
Em seguida, o Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, deu início à premiação agradecendo a todos os alunos que participaram, em especial aos premiados, assim como à comissão julgadora e à assessoria de comunicação da Vice-Reitoria Acadêmica, responsável pela organização do concurso.
![Junto ao Vice-Reitor, pe. Ivern, S.J., Vice-Reitor Acadêmico, José Ricardo Bergmann, agradece aos participantes do concurso - </STRONG>crédito: Antonio Albuquerque, Núcleo de Memória da PUC-Rio<STRONG>]() |
Junto ao Vice-Reitor, pe. Ivern, S.J., Vice-Reitor Acadêmico, José Ricardo Bergmann, agradece aos participantes do concurso - crédito: Antonio Albuquerque, Núcleo de Memória da PUC-Rio |
Na sequência, o Vice-Reitor entregou os certificados e prêmios aos alunos. Pedro Fraga Vianna, da História, conquistou 1º lugar com o trabalho: Passeata no Rio – Os 68 dos 100 mil. O 2º lugar foi de Matheus Lima Targuêta, também da História, com o trabalho: Uma cruzada para a cidade: D. Helder Câmara e o Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960; já o 3º lugar foi de Mário Luiz Norris Ribeiro Reis, do Direito, com o trabalho: 450 anos do Rio de Janeiro: reforma urbana, releitura da cidade e o novo carioca. Receberam menções honrosas os alunos Guilherme Borba Neumann, de Ciências Biológicas, com Ensaio Fotográfico: À saudade do Rio, e Adriana Fux, do Desenho Industrial, com o trabalho: Gradis, os requintes de um Rio Antigo.
O primeiro colocado, Pedro Vianna, afirma que a conquista foi totalmente inesperada, em especial considerando projetos dos vários centros:
![Primeiro lugar do concurso, o aluno Pedro Vianna, da História, recebe das mãos de pe. Ivern o prêmio e o certificado - crédito: Renata Ratton - Ascom/Vrac</STRONG><STRONG>]() |
Primeiro lugar do concurso, o aluno Pedro Vianna, da História, recebe das mãos de pe. Ivern o prêmio e o certificado - crédito: Renata Ratton - Ascom/Vrac |
- É uma pesquisa que já vinha sendo conduzida desde a minha iniciação científica. A ideia foi buscar, na perspectiva histórica, um reconhecimento ao Rio de Janeiro, deixando de lado o caráter bufônico ou a crítica mais rígida em relação à cidade.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica