>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Projeto da CCCI é primeiro aprovado em programa inovador da Fulbright e traz, em maio, o professor George Yúdice, da Miami University para participar de atividades acadêmicas

Foco é promoção da interdisciplinaridade

 

A PUC-Rio, através da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), é a primeira universidade brasileira a ter projeto aprovado em programa inovador, criado no âmbito do Fulbright Specialist Program, da Fulbright.

- O novo programa compreende a visita, em três anos consecutivos, de professores seniores oriundos de universidades americanas para duas semanas de atividades acadêmicas que incluem minicursos e palestras, explica a coordenadora da CCCI e autora do projeto, professora Ângela Randolpho Paiva.

O projeto da PUC-Rio, Culture, politics and the public sphere: challenging the patterns of inequaty (Cultura, política e a esfera pública: desafios dos padrões de desigualdade), tem como objetivo trazer docentes capazes de contribuir para uma reflexão acadêmica interdisciplinar – critério que vale para a seleção de todos os candidatos.

- A proposta foi preparada em curto espaço de tempo e apresentada à Fulbright, nos Estados Unidos, no final do ano passado. Tivemos o importante apoio do vice-reitor acadêmico, José Ricardo Bergmann, e do assessor especial da Reitoria, Danilo Marcondes, além do Consulado e da Embaixada dos Estados Unidos, sublinha Ângela.

Segundo a coordenadora, a ideia é que a CCCI, com esse projeto guarda-chuva temático, possa ajudar na promoção da interdisciplinaridade na Universidade.

O professor e linguista George Yúdice, Diretor do Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Miami University, será o primeiro a participar do projeto. De 9 a 13 de maio, ministrará o minicurso Avaliação Crítica da Diversidade para alunos de pós-graduação do CCS e do CTCH, que contará como 1 (um) crédito acadêmico. Proferirá também um workshop para professores dos dois centros no dia 17 de maio.

- No dia 19 de maio, às 16h, no Auditório Amex, o professor Yúdice proferirá uma conferência aberta ao público, intitulada Panorama dos estudos culturais nos Estados Unidos, tendo o professor Karl Erik Schollhammer, do Departamento de Letras, como debatedor.

 

Sobre o professor George Yúdice (http://miami.academia.edu/GeorgeYudice/CurriculumVitae):

 Crédito: <A href="http://cmsw.mit.edu/">http://cmsw.mit.edu/</A></STRONG><STRONG> 
Crédito: http://cmsw.mit.edu/ 

George Yúdice é professor titular do Programa de Estudos Latino-americanos e diretor do Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Miami. É diretor do Miami Observatory on Communication and Creative Industries. É autor, entre outros títulos, de Política Cultural (Gedisa, 2004); A Conveniência da Cultura: Usos da Cultura em uma Era Global (Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005); Nuevas tecnologías, música y experiencia (Gedisa, 2007); e Culturas emergentes en el mundo hispano de Estados Unidos (Madrid: Fundación Alternativas, 2009). Tem mais de 130 ensaios de estudos culturais e literários. Está no comité editorial de International Journal of Cutlural Policy; Cultural Studies; Found Object; y Topía: Canadian Journal of Cultural Studies.

 

Por Renata Ratton
Vice-Reitoria Acadêmica
PUC-Rio

 

Publicada em: 12/04/2016


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!