>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

PUC-Rio vai sediar, em julho, nono IEEE Sensor Array and Multichannel Signal Processing Workshop


Após vencer concorrência da qual participaram Washington D.C.e Chengdu, professor Rodrigo de Lamare, do CETUC, traz especialistas de renome internacional ao campus da Universidade

Professor Rodrigo de Lamare, do CETUCFoto: Professor Rodrigo de Lamare, do CETUC - crédito: arquivo pessoal

Cerca de 230 participantes estão sendo esperados para o nono IEEE Sensor Array and Multichannel Signal Processing (SAM 2016) Workshop, um recorde de submissões em vinte anos deste evento dedicado ao processamento de sinais em sistemas de sensores que, em 2016, será sediado na PUC-Rio, de 10 a 13 de julho.

O workshop tem a direção geral do professor Rodrigo de Lamare, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), e é patrocinado pelo IEEE, através de sua Signal Processing Society, pelo CNPq e pela Marinha Americana – que já desenvolveu projeto em parceria com o CETUC.

O primeiro dia do encontro será de minicursos e os outros três de sessões técnicas e palestras especiais. Cinco palestrantes já estão confirmados, quatro especialistas de renome mundial – entre eles o Prof. Stephen P. Boyd, da Stanford University, guru da área de otimização e dono de um dos websites de pesquisadores mais acessados do mundo –, e o engenheiro chefe da Embraer, Hélio Librantz, que falará sobre a importância dos sensores para a empresa.

– Processamento de sinais é matemática aplicada aos sinais e dados em geral. A ideia é desenvolver ferramentas matemáticas – em geral, algoritmos em software ou hardware – para processar sinais, com ampla gama de aplicações – comunicações, defesa, redes de sensores, monitoramento ambiental, biomédica etc. Trabalha-se na interpretação dos dados coletados pelos diferentes tipos de sensores. Com as ferramentas, é possível extrair informações dos sinais, tratá-los para realçar alguma característica, codificá-los ou decodificá-los, enfim, são várias as alternativas para se extrair informação útil, esclarece o professor.

Com doutorado pela PUC-Rio e habilitação para dirigir pesquisas pela University of York, Inglaterra, de onde é também professor desde 2006, Rodrigo de Lamare é muito ativo na comunidade científica internacional, com participação nas principais sociedades e diversas publicações na área; para trazer o evento ao Brasil, participou de uma concorrência, em 2014, durante a maior conferência de processamento de sinais, a ICASSP, realizada em Florença, na Itália. “Vencemos duas cidades: Washington D.C., nos EUA, e Chengdu, na China”, comenta.

Os melhores artigos de estudante e sênior receberão certificados. Os alunos de Engenharia Elétrica que desejarem participar como voluntários para auxiliar nas sessões técnicas podem contatar o professor. Será oferecida gratuidade na inscrição.

As inscrições para o workshop seguem abertas, com preço reduzido, até o dia 16 de maio, e, após esta data, com preço convencional.


Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica/PUC-Rio

 

Publicada em: 20/04/2016


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!