Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Prêmios  

Usain Volt, Spider Volt, Psy Volt e Invictus: os robôs de ouro da RioBotz


Com humanoides multifuncionais e tradicionais robôs de duelo, equipe conquista nove medalhas na RoboGames, nos Estados Unidos, a mais importante olimpíada mundial de robôs 

 

Foram quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na 12ª edição da RoboGames, realizada nos dias 8, 9 e 10 abril, em Pleasanton, Califórnia (EUA), e a equipe carioca RioBotz/PUC-Rio ganha, mais uma vez, posição de destaque internacional.

 

Os humanoides foram os que mais conquistaram medalhas, em diversas categorias da competição. Parodiando o velocista Usain Bolt, o Usain Volt garantiu ouro na Corrida de Humanoides. Já o Spider Volt conquistou o bicampeonato na disputa em Sumô e o Psy Volt conquistou sua segunda medalha de ouro com coreografia de dança na categoria Freestyle. A RioBotz obteve, ainda, uma medalha de prata – inédita – na categoria Stair Climbing, considerada uma das tarefas mais difíceis para robôs bípedes, que precisam ser capazes de subir e descer escadas rapidamente sem cair.

 

Entre os robôs movidos a energia solar, a equipe foi tetracampeã mundial na categoria Beam Photovorem: o robô Invictus não perdeu nem uma luta.

 

A novidade foi a categoria Self-balancing e o robô Slackline, bronze na competição, precisou se equilibrar em duas rodas de forma similar a um veículo Segway. O tradicional Touro Maximus, por sua vez, garantiu bronze na categoria Heavyweight (100kg). O Touro, também campeão ano passado, levou o bronze na Middleweight (54kg), enquanto o Touro Classic (de 2009) garantiu a prata.

 

O coordenador da equipe, professor Marco Antônio Meggiolaro, da Engenharia Mecânica, conta que “os Touros agradaram o público pela forma como nocauteavam seus adversários e depois comemoravam, dançando na arena”.

 

A RioBotz compete na RoboGames desde 2006 e nunca voltou sem medalhas. Nas nove edições em que esteve presente, já contabilizou 51 delas, sendo 24 de ouro. A equipe tem tanto prestígio, que seu tutorial para construção de robôs está na capa do site da RoboGames. Para acessar o tutorial, basta clicar aqui.

  

Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica/PUC-Rio

 

Fonte: Approach/Assessoria de Imprensa Centro Técnico Científico

 

Publicada em: 29/04/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!