>Pós-Graduação e Pesquisa>

Notícias da Pós-Graduação

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
 


Seção: Noticias  

Escola de Inverno GSUM 2016

Unidade do Sul Global para Mediação, Instituto de Relações Internacionais
e BRICS Policy Center oferecem Escola de Inverno em Mediação Internacional e palestras ao público

Casa cheia durante a cerimônia de abertura da Escola de Inverno - na mesa, a partir da esquerda: a Embaixadora da Noruega, Sra. Aud Marit Wiig, o Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o Secretário Geral da Unasul, Ernesto Samper, e a professora Monica Herz (IRI/PUC-Rio) Casa cheia durante a cerimônia de abertura da Escola de Inverno - na mesa, a partir da esquerda: a Embaixadora da Noruega, Sra. Aud Marit Wiig, o Reitor da PUC-Rio, pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o Secretário Geral da Unasul, Ernesto Samper, e a professora Monica Herz (IRI/PUC-Rio) - crédito: divulgação

Iniciada no dia 11 de julho, e com duas semanas de duração, a Escola de Inverno da (GSUM – Global South Unit for Mediation), organizada em parceria com o BRICS Policy Center (BPC) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio), é um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional voltado a estudantes que buscam aprendizado e treinamento na teoria e na prática da mediação internacional, com foco particular em questões relativas ao Sul Global.

Embora a prática de mediação internacional seja amplamente identificada como essencial para a segurança e paz internacionais, tendo suas vantagens comparativas extensivamente reconhecidas, e também como um componente indispensável das negociações internacionais e das resoluções pacíficas de conflitos, poucos Estados e instituições da sociedade civil do Sul Global estão envolvidos com essas iniciativas ou têm investido na melhoria de suas capacidades nacionais de mediação. A maioria dos atores governamentais e não-governamentais ainda é de países do Norte.

Resultado da parceria ente o IRI, o BPC e a Embaixada Real da Noruega no Brasil, a GSUM é uma plataforma de aprendizado, pesquisa e treinamento, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos e competências em mediação internacional entre acadêmicos, diplomatas, funcionários governamentais e atores não-governamentais do Sul Global. Entre suas ações, sedia eventos, produz publicações e materiais de ensino focados em diferentes aspectos da mediação internacional, com ênfase em experiências e contribuições do Sul Global, oferece um programa de bolsas (Fellowship Program) para especialistas e profissionais de mediação e organiza, anualmente, a Escola de Inverno.

Neste ano, a Escola de Inverno oferece três mesas-redondas abertas ao público em geral (VEJA AQUI) focadas em processos de mediação e de construção de paz na América Latina, além de questões relacionadas à relevância dos Direitos Humanos e do desarmamento nos processos de paz.

A inscrição para os próximos eventos deve ser feita enviando e-mail para o endereço gsum@bricspolicycenter.org, informando nome, filiação institucional e evento de preferência.

Para mais informações sobre a GSUM, o BRICS Policy Center e o Instituto de Relações Internacionais, acesse:

www.bricspolicycenter.org/gsum
www.bricspolicycenter.org
www.iri.puc-rio.br

Por Renata Ratton
Vice-Reitoria Acadêmica
PUC-Rio

Publicada em: 14/07/2016


Imprimir esta página
 

 

Voltar


Powered by Publique!