Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos

Imagem de uma das entradas da PUC-RIO pela Rua Marquês de São Vicebte
Voltar
 


Seção: Projetos  

Convênio Vale/Fapes/Faperj aprova projetos nas áreas de Logística e Pelotização


Fundação divulgou resultado no dia 14 de julho

Duas propostas da Universidade, uma na área de Logística e outra na de Pelotização, foram aprovadas em edital do Convênio Vale/Fapes/Faperj para Apoio à Pesquisa em Logística, Meio Ambiente e Pelotização.

Na área de Logística, o projeto contemplado foi Desenvolvimento, caracterização mecânica e modelagem numérica de concreto reforçado por fibras de aço para aplicações em dormentes para sistemas ferroviários, sob a coordenação do professor Flávio de Andrade Silva, da Engenharia Civil.

Na área de Pelotização, o projeto contemplado foi Automação da Caracterização Microestrutural 2D e 3D de Pelotas de Minério de Ferro, coordenado pelo professor Sidnei Paciornik, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais.

O resultado foi divulgado no dia 14 de julho. O convênio entre a Faperj e a Fapes, financiadora do Estado do Espírito Santo, incentiva a colaboração de conhecimento técnico-científico entre pesquisadores dos dois estados tanto para a busca de soluções para os desafios enfrentados pela mineradora quanto de saídas para o desenvolvimento socioeconômico dos dois estados.

Segundo as agências, a ideia é que o conhecimento acumulado em cada um dos projetos contemplados seja empregado nos diversos campos da sociedade brasileira, aproximando a realidade da mineradora da academia.

O programa investe em projetos de três áreas específicas: logística, principalmente no que diz respeito a transportes; meio ambiente, incluindo-se as questões vividas pelas populações das áreas de atuação da Vale; e pelotização, como forma de agregar valor ao minério bruto.

 

Por Renata Ratton
Vice-Reitoria Acadêmica
PUC-Rio

 

Publicada em: 18/07/2016

 
Imprimir esta página
 
Busca:
Voltar

Powered by Publique!