Em sua terceira luta, robô derrota inglês Warhead: vídeo do penúltimo combate teve mais de 20 milhões de visualizações
Com mais de 10 mil curtidas no Facebook, a equipe Riobotz PUC-Rio e seu robô Minotaur derrotaram o robô inglês Warhead e seguem invictos na segunda temporada da BattleBots, programa de megassucesso do canal ABC da TV aberta norte-americana, a equipe RioBotz — formada por alunos de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Rio —, com seu robô Minotaur, abriu a competição e já ganhou nas outras duas vezes em que lutou, nos dias 23 de junho (na estreia) e 7 de julho.
Os cariocas são os únicos e primeiros competidores de país de língua não-inglesa a participar do torneio mundial de robôs de combate — e ganharam de um dos mais importantes e famosos robôs do Reino Unido, o Photon Storm, e do americano Blacksmith. O minotaur tem 113 kg e seu tambor dourado pode rodar a mais de 10 mil RPMs; Minotaur pode dançar e descapotar usando seu efeito giroscópico. O giro do tambor lhe permite empinar e até virar de cabeça para baixo.
Com a vitória do dia 4 de agosto, a RioBotz passa para a próxima fase do campeonato, que segue com mais seis episódios, sempre às quintas-feiras, às 20h (horário dos EUA). Para se sagrar campeão, é preciso vencer seis lutas consecutivas.
A segunda temporada da BattleBots conta 56 equipes com robôs da mais alta categoria de combate. Se a audiência desta temporada ao menos repetir os números da primeira, a expectativa é que supere os cinco milhões de espectadores por episódio.
- É a mais importante competição de que já participamos em 13 anos. Há equipes patrocinadas pela Nasa, Space X e diversas empresas do Vale do Silício, além de campeões do Reino Unido, Canadá e Austrália. Por esse motivo, o desafio é gigantesco, e uma honra competir com os melhores do mundo”, sublinha Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz/PUC-Rio.
Os juízes fixos da BattleBots são Fon Davis (responsável pelos efeitos visuais de Star Wars) e Jessica Chobot (apresentadora do Nerdist News). Como juízes convidados, já teve Clark Gregg (ator de Marvel's Agents of SHIELD) e Adam Savage (de Mythbusters).
No Brasil, ainda não há data programada para a exibição da BattleBots, mas a Sky já comprou os direitos de distribuição mundial de toda a temporada.
https://www.facebook.com/riobotz/?fref=ts
Por Renata Ratton
Vice-Reitoria Acadêmica
PUC-Rio