Programas apóiam manutenção de equipamentos adquiridos em projetos com a fundação e capacitação técnica
Projetos oriundos de quatro departamentos foram aprovados no edital do programa Apoio à manutenção de equipamentos multiusuários – 2016, da Faperj. O programa, que está em sua quarta edição e é lançado a cada dois anos, integra o planejamento estratégico da fundação para a manutenção e o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa das instituições estaduais fluminenses.
A fundação afirma que tem investido, nos últimos dez anos, na aquisição de uma grande quantidade de equipamentos de médio e grande porte, em diversos editais específicos e gerais, muitos deles em regime de utilização multiusuário e, portanto, é preciso manter em funcionamento e atualizar esse parque de equipamentos para o adequado exercício de suas funções na pesquisa.
Os projetos contemplados e seus respectivos coordenadores são:
· Manutenção dos microscópios do Departamento de Física da PUC-Rio – Fernando Lázaro, Física.
· Manutenção de Equipamentos Multiusuários para Caracterização Mecânica e Físico-Química de Materiais Compósitos - Flávio de Andrade Silva, Engenharia Civil.
· Sondando a Nanociência – Patricia Lustoza, Centro de Estudos em Telecomunicações
· Manutenção do Microtomógrafo Zeiss Versa 510 – Sidnei Paciornik, Departamento de Engenharia Química e de Materiais
Em outro edital da Faperj, destinado ao programa Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2016, o projeto Estudo e caracterização química de material particulado atmosférico utilizando diferentes técnicas analíticas, da professora Adriana Gioda, da Química, foi aprovado. O TCT é destinado a treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que fazem parte de atividades de apoio a projetos financiados pela fundação, desenvolvidos por pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa fluminenses. Visa à valorização da formação educacional obtida e inserção desses técnicos no mercado de trabalho.
Por Renata Ratton
Vice-Reitoria Acadêmica
PUC-Rio